quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Conhecer para preservar – o uso de QR Codes na educação patrimonial: o caso de Indaiatuba - SP

RESUMO 

O trabalho apresenta uma reflexão sobre a preservação do patrimônio arquitetônico e a promoção da educação patrimonial utilizando as mídias digitais para a construção de uma interface entre o espaço concreto e o espaço virtual. Partindo do pressuposto de que o espaço virtual pode ser um meio de divulgação do espaço concreto e de que esta relação pode transformar espaços locais em espaços globais, são apresentados exemplos de cidades onde os QR Codes são utilizados como instrumento de publicização e, consequentemente, preservação do ambiente construído. Buscando interagir com uma sociedade cada vez mais midiatizada, foi elaborada uma proposta de utilização do QR Code como recurso tecnológico com o objetivo de divulgar informações sobre o patrimônio edificado da cidade de Indaiatuba. A tecnologia da informação pode ser um meio de levar as pessoas a conhecerem melhor o local onde vivem e a respeitarem o patrimônio arquitetônico de suas cidades, envolvendo-se de fato com a sua preservação. 

PALAVRAS-CHAVE: espaço virtual, QR Code, patrimônio arquitetônico, Indaiatuba-SP


Acesse o texto completo aqui.

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