quinta-feira, 21 de outubro de 2021

MUSEU REPUBLICANO DE ITU ABRE INSCRIÇÃO PARA CURSO "A ALIMENTAÇÃO E SEUS MÚLTIPLOS SIGNIFICADOS"

 


Estão abertas as inscrições para o curso on-line “A alimentação e seus múltiplos significados: dos artefatos aos menus”, que será oferecido pelo Museu Republicano “Convenção de Itu“, entre os dias 09 e 12 de novembro, ministrado pela Profa. Dra. Eliane Morelli Abrahão, graduada em História, com mestrado em História Cultural e doutorado na área de Política, Memória e Cidade, atualmente pós-doutoranda no Museu Republicano.

De acordo com a professora Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano, o curso vai apresentar diferentes tipos de fontes e metodologias relativas à história da alimentação por meio do acervo da própria instituição. “Vamos aprofundar a discussão do papel da alimentação na criação de signos sociais e sua imbricação com as questões materiais – os utensílios do fazer e consumir, móveis e objetos”, explica a professora.


Aproveite que ainda tem vagas e participe. 
O curso será realizado de 9 a 12 de novembro por meio da plataforma Google Meet.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site até 30 de outubro ou até o encerramento das vagas.

Acesse: uspdigital.usp.br/apolo


O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do País e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.


Eliane Morelli Abrahão é graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado (2008) em História Cultural e doutorado (2014) na área de Política, Memória e Cidade, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente desenvolve pesquisa de pós doutoramento sobre "A estética dos sabores e do poder: a coleção de menus da Coleção Washington Luís (1889-1930)" junto ao Museu Republicano "Convenção de Itu" - Museu Paulista/ USP. Este projeto conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo 2019/15623-0). É historiadora responsável pelos Arquivos Históricos do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE-Unicamp) e Professora Voluntária do Programa de História na mesma Universidade. Tem experiência em História das Ciências, com ênfase em trajetórias científicas (ciências exatas) e na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alimentação, cultura material, usos e costumes - Campinas, preservação documental e centros de documentação. Participa da equipe de colaboradores do Projeto DIAITA - Património Alimentar da Lusofonia (CECH - Univ. de Coimbra), Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana