BEM-VINDO AO BLOG DE ELIANA BELO
Arquivo virtual de História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba (SP) e região.*

Este blog só é viável com o auxílio de vários colaboradores; seja um também, divulgando seu (s) texto (s) ou imagem (ns).

CITE A FONTE ao fazer uso de textos ou imagens publicados neste blog; grande parte do material foi cedido generosamente por colaboradores.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Patrimônio Cultural: Entenda e Preserve

.
. A cultura de um povo é algo vivo, marcado pelas relações sociais e em constante mutação. Manifesta-se sob diferentes aspectos, simbólicos e materiais, e revela a essência de uma sociedade: suas características, contradições e valores.

Faz-se no dia-a-dia.

Consolida-se se e transforma-se ao longo do tempo e das gerações.
A herança que fica constitui seu patrimônio cultural. Parte importante de sua identidade, o patrimônio cultural permite compreender o passado e a dinâmica de uma sociedade.
Conhecê-lo é, portanto, instrumento fundamental para a ação dos diversos grupos sociais, bem como para o planejamento urbano e a elaboração de políticas públicas. Para isso, é preciso promovê-lo e preservá-lo. A consciência a respeito da preservação do patrimônio cultural ainda é recente no Brasil, mas vem crescendo com a implantação de órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN e o CONDEPHAAT.

A atuação desses órgãos, cada vez mais, interfere na dinâmica urbana e na vida do cidadão. Surge, assim, a necessidade de estabelecermos um diálogo franco e aberto com a população, nosso aliado mais importante tanto no reconhecimento quanto na preservação dos bens culturais.

.
.
Esse texto é parte da apresentação da cartilha feita pela prefeitura de Campinas sobre Patrimônio Cultural. A cartilha é destinada "ao cidadão comum, aos estudantes, professores e não-especialistas", e tem como objetivo "introduzir conceitos básicos, solucionar dúvidas freqüentes e, principalmente, desfazer os mitos e distâncias que os afastam da discussão sobre o patrimônio".
.
.
A prefeitura de Campinas entende que "difundir a informação sobre os bens culturais, como ocorrem os processos de tombamento e suas conseqüências, é um caminho para uma relação cada vez mais próxima e transparente com a sociedade".
.
.
Como todos nós somos co-responsáveis por defender e preservar nossa herança cultural, é importante conhecermos todos os conceitos e definições relacionados à essa defesa e preservação para que possamos cobrar e colaborar na aplicação de políticas públicas.
.
.
Conheça mais sobre o assunto, lendo a cartilha:
.
.
Confira abaixo o folheto paraTODOS do Patrimônio Cultural de Campinas

Clique aqui para saber como imprimir seu folheto
paraTODOS 02 - Largo e Capela de Santa Cruz (15/07/09) paraTODOS 01 - Catedral Metropolitana (01/07/09)


Mais sobre educação patrimonial aqui:
http://www.unifil.br/portal/arquivos/publicacoes/Livro_Educacao_Patrimonial.pdf


.

.


Um comentário:

  1. Eliana, sou o responsável pela pesquisa e o texto do folheto paraTODOS, e fico muito feliz com a divulgação que você está fazendo.

    Parabéns pelo blog!

    Valdir

    ResponderExcluir

LIVRO SOBRE HISTÓRIA DE INDAIATUBA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS VISITADAS NA ÚLTIMA SEMANA

PESQUISAR NESTE BLOG

História do Hino de Indaiatuba

https://www.youtube.com/watch?v=tauWwWrYipc

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISITANTES NO ÚLTIMO ANO

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação
Ave silvestre foi domesticada e atualmente voa livremente pela cidade, pousando em logradouros públicos, tornando-se conhecida e querida pelos indaiatubanos. Ajude a preservar!

SEGUIDORES