segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Garotos no Esporte Clube Primavera em 1945



[clique para ampliar]

A maior parte destes pequenos meninos - que foram fotografados no antigo campo de futebol do Esporte Clube Primavera - atualmente  já é avô ou bisavô.

Neste dia da foto eles treinavam - em 1945 - na quadra do Primavera,  que ficava onde hoje é o Magazine Luiza, que por sua vez foi também o Cine Alvorada. O grupo também treinava em um campinho que existia onde hoje é a Delegacia central, que está sendo reformada. Mas queriam mesmo era jogar no campo do Primavera.

Naquela época, em que poucas opções de lazer existiam - pelo menos poucas no formato de "clubes" - o Primavera era uma verdadeira paixão de Indaiatuba. E desde cedo os garotos treinavam em seu campo sonhando, quem sabe um dia, ser um grande craque.

O proprietário que cedeu a foto, Álvaro Estevam de Araújo (o Berro) conta que ninguém tinha chuteira e consequentemente todos jogavam descalços.  Isso por dois motivos que se completavam, traçando o cenário da época para o grupo: ou não tinham dinheiro para comprar, ou não tinham acesso para comprar... ou uma mistura dois dois. Alguns poucos até chegavam no campo com chinelos, que ficavam amontoados  em um canto da grama mal cuidada, mas a maioria já chegava de pé no chão mesmo.

O uniforme para a foto foi mandado fazer especialmente para um campeonato da época. Mas nem todos os garotos tiveram recursos para comprá-lo e esses, embora presentes nesse momento, não saíram na foto. Foram colocados fora do campo visual do fotógrafo. Não foram registrados.

Os garotos que não tinham uniforme esperavam sua hora de jogar depois dos uniformizados, e como se já não bastasse essa espera, angustiante para qualquer garoto, quando eram chamados, ainda tinham que esperar que alguém - geralmente o que estava saindo - lhes emprestassem a farda.

São eles,  da esquerda para a direita, primeiro os que estão em pé:

1- Eduardo Martins (Mandioca) - (adulto);
2- Flávio Quinteiro (Doutor);
3- João Pecht;
4- Rubens Martinez;
5- [?];
7- Lázaro dos Santos (Batatina);
8- Benedito Vacilotto (Ferrugem);
9- Aldo Ribeiro - (adulto);
10- Geraldo de Almeida (Malaica);
11- Bráulio Leite de Godoy;
12 - Ademer;
13- Waldeley Ferigatto;
14- Moisés Brollo;
15- Nenê Camilo.


.....oooooOooooo.....


Caso você tenha informações adicionais sobre esse post, compartilhe através do e-mail elianabelo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana