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sábado, 25 de junho de 2011

Rodoviária de Indaiatuba


O Terminal Rodoviário de nossa cidade foi projetado pelo arquiteto Shinobu Kuze, a pedido da Prefeitura Municipal, durante a administração do prefeito Clain Ferrari.

A obra foi iniciada em agosto de 1982, na Praça do Rotary, em uma área de aproximadamente 6.800 metros quadrados, tendo sido concluída em dezembro de 1983.

Logo após a construção, a Prefeitura contratou uma empresa que passou a se responsabilizar pela administração do terminal rodoviário: a Socicam, grupo que tomava conta também de outras rodoviárias, que passou a ter como atribuições como disciplinar os horários de trânsito em conjunto com a principal transportadora que prestava serviço em Indaiatuba, a Viação Bonavita, que inclusive começou sua história transportando pessoas do Descampado (atual Viracopos) para Campinas.

Até então, a Viação Bonavita era a única operadora que fazia viagens de Indaiatuba para os arredores, fundamentalmente para São Paulo, Viracopos, Salto, Itu e Campinas, esta última de onde os indaiatubanos faziam baldeação para outras cidades.




Charge que eu ganhei de um aluno - Messias Marcelo - em 1987, quando dava aulas na FIEC


Assim que a nova rodoviária foi inaugurada, outras transportadoras começaram a prestar serviço aqui, mas sem concorrer com os trajetos da Viação Bonavita, o que acontece até hoje. Esse monopólio acaba muitas vezes sendo criticado pelos usuários correntes, aqueles que precisam dos serviços de transportes todos os dias; que entedem que uma concorrência melhoraria a qualidade dos serviços prestados, cujo maior problema é a supelotação, principalmente para que faz uso em horários de pico para se deslocar para cidades vizinhas para trabalhar.

Entre os novos itinerários disponibilizados após a inauguração, houve uma inovação: a implementação de transportadoras que passaram a fazer a rota Indaiatuba- Paraná , Paraná- Indaiatuba. Isso foi um reflexo do grande surto migratório de paranaenses que vieram para Indaiatuba desde a década de 1970, pessoas essas que praticamente foram os pioneiros de um populoso bairro de trabalhadores de nossa cidade: o Jardim Morada do Sol.


Imagem cedida por Willian Gubel, originalmente disponibilizada no grupo Dinossauros de Indaiá


O projeto original da Rodoviária, que até hoje não foi estruturalmente modificado, conta com uma área construída de 2.475 m2, dividida em 3 blocos.

O primeiro contém as salas e fica praticamente no centro do terminal. Na época de sua inauguração, duas delas eram de transportadoras: uma para a Viação Bonavita e outra para a que fazia o trajeto Indaiatuba- Paraná , Paraná- Indaiatuba; uma sala era um posto telefônico, outra era um centro de operações da polícia e outra era para informações.

O segundo bloco possui salas para lojas. Desde sua inauguração, os comércios ali implementados pouco mudaram: uma banca de jornal, lanchonete, souvenirs, confecções, cabeleireiro.

O último bloco foi planejado para funcionar a sala da administração e controle, almoxarifado, sanitários feminino e masculino.

O projetista teve a percepção de integrar o transporte público de ônibus com o de taxi e também fez conter no projeto uma área de estacionamento onde os taxistas ficam estacionados dentro do complexo, integrando assim, de forma completa, estes dois meios de transportes. Isso facilita - muito - a vida dos passageiros, que mudam de um meio para o outro abrigados de intempéries.

No entorno de tudo isso e também de forma abrigada, ficam as áreas de espera e circulação, embelezadas por um jardim, que com suas árvores acolhem um pequeno estacionamento, onde passageiros entram e saem de automóveis de forma ligeira e segura.

Finalmente há as plataformas de embarque e desembarque. Somam-se oito no total, que na ocasião de sua inauguração, estavam cravadas em um excelente e estratégico local, de fácil acesso à Avenida Presidente Vargas e à Avenida Visconde de Indaiatuba - também na época recém construída pelo prefeito Clain Ferrari -, sendo que ambas facilmente ligavam-se à Rodovia Santos Dumont. Hoje, após 27 anos da festiva inauguração, o trânsito no entorno ficou complicado e com o crescimento da cidade do lado Sul, já existe há vários anos uma demanda de construção para um outro terminal, que acolha as necessidades dos usuários que moram nessa “nova” região da cidade, que possui, inclusive, um maior índice habitacional.

Na citada festiva inauguração, o primeiro ônibus que chegou na rodoviária, foi recebido com pompa: representando os demais da categoria, o motorista que o conduziu recebeu um cartão de prata. No ano seguinte à inauguração, a média de embarques diários variava entre 2800 à 3000 pessoas.

Na época da construção, o número divulgado do investimento na obra foi de CR$ 109.268.000,00, ou seja, cento e nove milhões e duzentos e sessenta e oito mil cruzeiros.

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Atualmente, a Rodoviária de Indaiatuba tem um site. Visite-o aqui.

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A imagem abaixo foi postada por Emil Geiss no grupo virtual do Facebook Dinossauros de Indaiá.

É o registro fotográfico da primeira "transportadora" urbana que tivemos em Indaiatuba, da família Brunetti.

O ponto era na rua Bernardino de Campos, em frente à praça do Centro da Cidade.


Achiles Brunetti e Zuleika Brunetti na "jardineira" que fazia translado de indaiatubanos.
Repare a identificação: Campinas - Indaiatuba - Itu.

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O Ódio nosso de cada dia

O Brasil não tem terremotos ou furacões. Carecemos de tsunamis. O fundamentalismo religioso, aqui, é mais lembrado pela estética da saia e cabelos compridos que por genocídios. Mesmo não sendo um paraíso, todo brasileiro sabe que não vivemos no inferno. A Terra de Santa Cruz é um cálido purgatório, no máximo.

Esse quadro tem sido pintado, com cores mais fortes ou mais fracas, desde nossa cena fundacional, em 1500. Sérgio Buarque de Holanda usou a celebrada expressão “homem cordial” para descrever nossas raízes, em 1936. Ainda que tenha defendido que o cordial deriva de impulsivo pelo coração, não o dócil, o texto do pai do Chico foi lido sob o prisma do pacifismo. Na mesma década, Gilberto Freyre tinha pintado um latifúndio no qual a escravidão emergia com uma toada malemolente. Os dois clássicos foram absorvidos por um público pátrio que amou encontrar, mesmo onde não havia, uma base narrativa para nossa representação pacifista.

Contraponto necessário a nossa ilusão: nossos vizinhos são agressivos. Guerras civis devastaram Argentina e Colômbia. A escravidão custou mais de 600 mil mortos para ser abolida nos EUA. Aqui? Uma penada de ouro de uma princesa gentil num belo domingo de maio de 1888.

A expressão guerra civil não aparecia nunca nos livros didáticos do Brasil. Cabanagem, Balaiada, Farroupilha? Eram revoltas regenciais, termo didático, não sangrento e asséptico. A violência? Uma exceção. Euclides da Cunha destacou que a repressão a Canudos era algo único: “Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo”. Lá nos sertões ainda sobrevivia uma possibilidade de violência sem concordata, mas era excepcional. Caso ímpar num país de “acordões” e de gabinetes de conciliação, atavismo do século 17 que insistia em não morrer.

Nosso racismo? Completamente aguado em comparação ao apartheid sul-africano ou estadunidense, dizia-se. Aqui jamais houve negros separados de brancos em ônibus. Antagonismos homicidas entre islâmicos e judeus no Oriente Médio? Abaixo do Equador os dois filhos de Abraão dividiam calçadas de lojas e se cumprimentavam varrendo a frente de seus estabelecimentos. O campo de prisioneiros de guerra alemães no Brasil, em Pouso Alegre (MG), em 1943/1944, era quase uma colônia de férias se comparado aos similares europeus. Que país bucólico e pacífico! Que terra bafejada pela harmonia!

Esse quadro sem desastres naturais de monta nem ódios ancestrais e genocidas foi passado a várias gerações, a minha inclusive. Em plena ditadura, na escola, cantávamos “as praias do Brasil ensolaradas” onde Deus plantara mais amor e onde “mulatas brotam cheias de calor”. Nesse Éden tropical e erótico, nada se falava sobre repressão a dissidentes. E, combinação maravilhosa: o céu nos sorria e a terra jamais tremia.

Os momentos de polarização política, como 1935 (Intentona Comunista) ou 1964 (golpe militar), foram retratados na versão oficial e conservadora como infiltração de doutrinas estrangeiras de ódio. Era o marxismo pantanoso em meio a um povo cristão e pacífico. Foram os primeiros momentos nos quais a elite pátria pensou em “nós”, ou seja, os pacifistas que queriam construir uma país de progresso e prosperidade, contra “eles”, os grevistas, sindicalistas, agitadores e outros que insistiam em inocular no corpo nacional o vírus do dissenso. “Nós” correspondia aos patriotas, aos que só desejavam a paz. “Eles” correspondia à cizânia e aos cronicamente insatisfeitos. Sempre fomos bons em pensamentos maniqueístas, em dualismos morais perfeitos. Ninguém é católico por séculos e emerge ileso desse destino...

A grande política foi criada nessa duplicidade: os getulistas e lacerdistas, Arena e MDB, PT e PSDB. Briga de torcidas sim, porque cada lado sempre retirou sua agenda da outra facção. Mais do que briga, dança coreografada. “Nós” somos éticos, “eles” são corruptos. “Nós” trabalhamos por um Brasil grande e disciplinado, empreendedor. “Eles” querem só as benesses do governo numa vida ociosa e vampiresca. “Nós” sustentamos o Brasil. “Eles” apenas se aproveitam. Qual o grande problema nacional? “Eles” não entendem que “nós” estejamos corretos.

A microfísica do poder e da sociabilidade repetia esse padrão. No trânsito, o que atrapalha? Se eu for motociclista, óbvio, carros, ônibus e pedestres não funcionam. Sou taxista: esses carros particulares estão a passeio e são descuidados. Ciclista estou? Falta cidadania aos outros. Infelizmente, todos erram e, desgraçadamente, apenas eu sei dirigir.

O primeiro problema da nossa intensa violência no trânsito (estamos entre os quatro países que mais matam pessoas) é que não participo, como sujeito histórico, da barbárie. A violência é do outro, nunca minha. Aliás, rodo como um Gandhi orientado pela Madre Teresa de Calcutá. Os outros? Gêngis Khan no banco de passageiros com Átila ao volante.

O trânsito é uma metáfora trágica. Somos um país violento. Violentos ao dirigir, violentos nas ruas, violentos nos comentários e fofocas, violentos ao torcer por nosso time, violentos ao votar.

Passei duas semanas fora do País às vésperas do segundo turno presidencial. Desembarquei no sábado, faltando poucas horas para a abertura do horário de votação. Distante do meu país, fui invadido, via internet, por textos duros, propagandas furibundas, imagens de escárnio e análises corrosivas. Todas tinham um ponto em comum: o outro era a fonte do deslize ético e do método ilícito de campanha. A campanha do outro partido era D-E-P-L-O-R-Á-V-E-L. “Nós” apenas nos defendíamos no interior do castelo puro da civilização, jogando contra-ataques em direção à horda nauseante.

Findo o pleito, uma ressaca nacional: o Brasil descobriu-se raivoso. Os brasileiros ficaram surpresos com a carga de ódio que fluiu pela rede. Estávamos ainda nas praias do Brasil ensolaradas? Na terra do leite e do mel sem terremotos? Este ainda seria o país do futuro? Dormimos num vale suíço e acordamos numa guerra em Serra Leoa.

Esse ódio sempre esteve lá. Ódio não é dado a ter infância. Nasce adulto em lugares úmidos onde o ressentimento germina. O ódio é parte central da identidade de indivíduos e grupos. Os regionalismos raivosos (calabreses contra lombardos, bascos contra castelhanos, etc.) sempre foram, antes de raivosos, regionalismos. Em outras palavras: eu preciso constituir uma região antes de odiar outra. Mas ódios são circulares com a identidade: eu preciso odiar também ANTES para constituir uma região. Uma contradição interessante.

Aqui começa a delícia do ódio. Ao vociferar contra outros, o ódio também me insere numa zona calma. Se berro que uma pessoa x é vagabunda porque nasceu na terra y, por oposição estou me elogiando, pois não nasci naquela terra nem sou vagabundo. Se ironizo com piadas ácidas uma opção sexual, destaco no discurso oculto que a minha é superior. Todo ódio é um autoelogio. Todo ódio me traz para uma zona muito tranquila de conforto. Não tenho certeza se sou muito bom, mas sei que o outro partido é muito ruim, logo, ao menos, sou melhor do que eles. É um jogo moral denunciado por dois grandes judeus: Jesus e Freud.

Mas o ódio apresenta outra função interessante. Ela aplaina as diferenças do meu grupo. O ódio, como vários ditadores bem notaram, serve como ponto de união e de controle. O ódio é gêmeo xifópago do medo, e pessoas com medo cedem fácil sua liberdade de pensamento e ação.

Há que se lembrar: a brisa do amor fraterno é mais etérea do que o furor da tempestade de ódio. Insultar no trânsito é mais intenso do que dizer eu te amo na cama, ao menos considerando-se a abundância da primeira frase e a escassez da segunda.

O ódio é uma interrupção do pensamento e uma irracionalidade paralisadora. Como pensar é árduo, odiar é fácil. Se a religião é o ópio do povo para Marx, o ódio é o ópio da mente. Ele intoxica e impede todo e qualquer outro incômodo.

Por fim, o ódio tem um traço do nosso narciso infantil. O mundo deve concordar conosco. Quando não concorda, está errado. Somos catequistas porque somos infantis. A democracia é boa sempre que consagra meu candidato e minha visão do mundo. A democracia é ruim, deformada ou manipulada quando diz o contrário. Todo instituto de pesquisa é comprado quando revela algo diferente do meu desejo. Não se trata de pensar a realidade, mas adaptá-la ao meu eu. As crianças contemporâneas (especialmente as que têm mais de 50 anos como eu) batem o pé, fazem beicinho, mandam mensagem no WhatsApp e argumentam. Mas, como toda criança, não ouvimos ninguém. Ou melhor, ouvimos, desde que o outro concorde comigo; então ele é sábio e equilibrado. Selecionamos os fatos que desejamos não pelo nosso espírito crítico, mas por uma decisão prévia e apriorística que tomamos internamente. Grosso modo, isso foi explicado em Uma Teoria da Dissonância Cognitiva, de Leon Festinger.

Seria bom perceber que o ódio fala muito de mim e pouco do objeto que odeio. Mas o principal tema do ódio é meu medo da semelhança. Talvez por isso os ódios intestinos sejam mais virulentos do que os externos. Odeio não porque sinta a total diferença do objeto do meu desprezo, mas porque temo ser idêntico. Posso perdoar muita coisa, menos o espelho.

Mas o ódio é feio, um quasímodo moral. A ira continua sendo um pecado capital. Assim, ele deve vir disfarçado da defesa da ética, do amor ao Brasil, da análise econômica moderna. Esses são os apolos que banham de luz a fealdade. E, como queria o rebelde (que odiava o Estado), sempre teremos 999 professores de virtude para cada pessoa virtuosa. Em oposição, encerro acrescentando: sempre teremos 999 pessoas odiando para cada pessoa que pensa. Isso às vezes me dá um ódio...

*

Texto (irretocável) de Leandro Karnal, Historiador e professor de História Cultural da Unicamp, originalmente publicado em http://alias.estadao.com.br/noticias/geral,o-odio-nosso-de-cada-dia,1586401

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