Resumo: O texto relata uma experiência de educação patrimonial para crianças do Arquivo Público de Indaiatuba (SP). Tomando como referência as memórias do músico Nabor Pires Camargo (1902-1996) e documentos do arquivo, a experiência compõe-se, inicialmente, de uma exploração do acervo do arquivo, inclusive do Fundo Nabor Pires Camargo, com seus documentos escritos, manuscritos e impressos, discos em vinil, partituras ilustradas, contratos de trabalho, cartas e objetos pessoais.
Em seguida os estudantes são convidados a participar de um jogo no qual, em equipes, terão propostas de investigação a desenvolver, debruçando-se sobre reproduções destes documentos.
O jogo estimula diferentes aproximações destas fontes, que dialogam e remetem à cidade de Indaiatuba do início do século XX, vislumbrada a partir da escola, do trabalho e das brincadeiras infantis.
Palavras-chave: Arquivo Municipal; Educação Patrimonial; Memória.
Abstract: The article describes an experience of heritage education carried out on the Indaiatuba local Archives (SP). First, the students are guided to a tour inside the archive, observing its founds, exploring maps, written records, newspapers, photos, letters and the personal records of Nabor Pires Camargo, a musician that was born in Indaiatuba at the beginning of the twentieth century. After this exploring activity, they are invited to a historical investigation game analyzing extracts of the musician childhood memories combined and copies of documents. The objectives of these educational activities are to propose a fresh approach to the archival resources as educational materials and to contribute to the local heritage preservation. Keywords: Local Archives; Heritage Education; Memory.
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