quarta-feira, 29 de abril de 2015

15o. Prêmio Nabor acontece hoje

O 15º. Prêmio Nabor para instrumentista, promovido pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba  (FPMI) acontece hoje, sexta-feira dia 29 de abril, as 19hs no CIAEI – Sala Acrísio de Camargo, com entrada franca.

A recepção será feita pelo Quarteto Guarany e o show encerramento contará com a participação do Quarteto Gustavo Ananias.


O EVENTO


Em 2001, através da Lei 4.082 de 5 de novembro, foi instituída a Semana Nabor Pires Camargo, com o objetivo de divulgar a vida e as obras musicais desse compositor, considerado um dos mais importantes clarinetistas brasileiros. 


A Semana Nabor Pires Camargo passou a integrar o calendário cultural do município através da realização de eventos culturais, a cargo da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. O 1º Prêmio Nabor Pires Camargo - Instrumentista foi realizado no ano seguinte, em 2002,  e de lá para cá tem crescido em importância e número de inscritos. 


O Prêmio Nabor tem como o objetivo expandir o conhecimento acerca da obra deste compositor indaiatubano e também revelar e estimular novos intérpretes que se increvem do Brasil inteiro.


A cada ano o público presente também cresce e assiste uma apresentação ímpar, onde os candidatos aprensentam uma música do maestro Nabor e outra, de livre escolha, com os arranjos que quiserem fazer. O espetáculo torna-se, assim, abrangente e inclusivo, uma vez que você acaba por escolher um ou mais candidatos (as) e começa a participar interativamente, torcendo para ele (s) ou ela (s)


AS FERAS

Estes ano, após a tiragem, são os seguintes instrumentistas que farão parte da competição: 

ANDRÉ FAJERSZTAJN DE ALMEIDA - SÃO PAULO SP

AQUILES NEVES DE MORAES -  RIO DE JANEIRO RJ

DANIEL DOS SANTOS SANTANA -  SALVADOR BA

EDUARDO GUARNETTI JOHANSEN - BAURU SP

GABRIEL JOSÉ MELIM SCHWARTZ - CURITIBA PR

JOÃO CARLOS PEREIRA JÚNIOR -  SANTOS SP

MAKIKO YONEDA - SÃO PAULO SP

SAULO ANTONIO MARTINS -  SÃO PAULO SP

THIAGO MARTINS BRANDULIZ -  SÃO PAULO SP

WANESSA NUNES DOURADO - SÃO PAULO SP


NABOR, O MAIS GENIAL DOS INDAIATUBANOS


Nabor Pires Camargo, que nasceu em Indaiatuba em 9 de fevereiro de 1902, e faleceu em Mococa em 3 de outubro de 1996 é o mais genial dos indaiatubanos. Só não fez mais sucesso, segundo críticos, porque não nasceu ou viveu em sâo Paulo ou no Rio de Janeiro. Auto-didata, aprendeu a tocar instrumentos sozinho e passava as tardes tocando em cima de um pé de manga na Indaiatuba do início do século passado.  Com dezenove anos, em 1922, foi para São Paulo estudar no Conservatório Dramático e Musical. Trabalhou acompanhando filmes mudos num cinema de bairro e depois nos cinemas centrais por haver demonstrado talento. Compunha  desde criança e, no final dos anos 20, assinou um contrato com a editora Irmãos Vitale, com a duração de 28 meses sob o compromisso de entregar uma música por mês, tendo sido “ Triste Separação” a primeira de uma série fantástica.


Embora seja um dos grandes mestres do choro, suas primeiras composições foram sambas. Ganhou 16 prêmios em concursos musicais, lecionou clarineta, saxofone e piano. Lecionou clarineta, saxofone e piano. Em 1948, também atendendo encomenda dos Irmãos Vitale, preparou um Método para Clarineta, aprovado e recomendado pelo Conservatório de São Paulo, que se tornou o mais vendido do Brasil e continua em catálogo. Para a Casa Manon, escreveu dois métodos para saxofone.


Em 1929, compôs o Hino Indaiatubano e também em homenagem à Indaiatuba compôs seu “segundo hino”, a belíssima canção Luar de Indaiatuba com versos da poetisa Cleonice Mattioli Camargo, sua esposa. Sua última obra foi a peça-bailado Ara-Erê-Uçu (Grande dia de festa), com texto de Dona Cleonice, sobre a formação do povo de sua terra, que já foi encenada duas vezes, mas que merece a atenta reprodução dos atores e bailarinos de nossa Indaiatuba, que teve como privilégio gerar em seu ventre esse gênio, que entre os instrumentistas, chorões e estudantes de música de todo o Brasil continua a ser um dos referenciais mais importantes e mais lembrados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana