quarta-feira, 3 de julho de 2019

Museu Republicano oferece Curso de Extensão Universitária

O Museu Republicano recebe neste mês o Curso de Extensão Universitária – Modalidade Difusão Cultural. O curso será realizado no dia 13 de julho, das 9h às 18h, no Centro de Estudos do Museu (Rua Barão de Itaim, 140, Centro) e terá como tema “O campo da educação não formal e a história oral: o lugar do menor e as possibilidades de diálogos”.
Os ministrantes serão Livia Morais Garcia Lima, que é Doutora em Educação pela UNICAMP, e Renata Sieiro Fernandes, que possui doutorado em Educação pela UNICAMP. Segundo ementa do curso, o campo da Educação Não Formal encontra-se em processo de constituição.
Pensar o município (cidade e campo) como patrimônio educativo no campo da Educação Não Formal é entender que ele se apresenta sob a forma de patrimônio histórico, cultural, artístico, arquitetônico, econômico, social, natural ou de patrimônio total e de que aprendemos nele nos seus tempos e espaços. A Educação Não Formal pode vir a ocupar espaços de resistência, com a crença na humanização e processos democráticos, com o fortalecimento de singularidades, ao invés de massificação e se faz contra hegemônico. A metodologia da História Oral, que permite fazer a história do tempo presente, evidencia as visões e interpretações de grupos, tradicionalmente, invisibilizados e não ouvidos, amplificando as vozes e tensionando as versões oficiais e os discursos hegemônicos. Por tais características, ambos assumem o lugar do menor ou da minoridade, como resistência, como instituinte, potencializando ações micropolíticas e cotidianas.
O curso tem como objetivo apresentar a abrangência e criação do campo conceitual e histórico da educação não formal e do município educativo e servir de apoio teórico para os interessados em conhecer e/ou se aprofundar nas questões referentes à temática, assim como subsidiar discussões para àqueles que trabalham em instituições, associações, organizações que atuam nesse tipo de educação em diálogo com a metodologia da História Oral.
Usando como metodologia roda de conversa, exposição dialogada e uso de tecnologias (som, imagem), o curso tem inscrições abertas até o dia 09 de julho. Basta enviar e-mail para edu.mrci@usp.br e solicitar ficha de inscrição. As vagas são limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana