quinta-feira, 5 de maio de 2022

Rota dos Cavaleiros e Ciclistas é reinaugurada e recebe o nome de “Cidão Gaspar”

Acaba de ser entregue, na noite geladinha desta quinta-feira, cinco de maio de 2022, o projeto de revitalização da Rota dos Cavaleiros, que passou a se chamar "Rota dos Cavaleiros e Ciclistas Cidão Gaspar" em homenagem a um dos pioneiros da Romaria de Indaiatuba para Pirapora  - Alcides Gaspar -, que por mais de 40 anos auxiliou incansavelmente na organização do evento promovido pela Matriz Nossa Senhora da Candelária anualmente, desde 1942.


Romaria (sem data)- Terezinha Gaspar, Antonio Lopes Coral, Alcides Gaspar e Laudelino Gaspar


O evento marcado para início às 18h30, no Portal localizado no início da Rota, no Jardim Europa, contou com a apresentação da banda Superbad. Um passeio de bicicleta com a participação do prefeito e autoridades locais também foi agendado.

A “Rota dos Cavaleiros e Ciclistas Cidão Gaspar” vem sendo mantida com o objetivo de prover à população que utiliza o caminho – que é uma estrada de terra de 7,5 km que liga Indaiatuba até Cardeal - para o esporte e o lazer: no ano passado a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente instalou o Ponto do Ciclista, ao lado do Portal, cobertura e suporte para estacionar as bicicletas - um espaço que oferece sombra, bancos para descanso, lixeira e bebedouro para atender todos os esportistas que passam pelo local.

Na data de hoje, além da renomeação da rota homenageando o patrono com uma placa de identificação (veja imagens abaixo), a parada também ganhou uma bomba para encher pneus, um suporte para reparos de bicicletas e estrutura do portal foi revitalizada. De acordo com a Secretaria de Obras e Vias Públicas, a iluminação da Rota dos Cavaleiros e Ciclistas atualmente é composta por 214 postes com lâmpadas de sódio de 100W cada um. Outro ponto notável é que a Rota dos Cavaleiros e Ciclistas tem sido beneficiada com plantios de árvores nativas e alguns trechos também receberam espécies frutíferas como goiabeiras, pitangueiras, jaqueiras, mangueiras e graviolas. A página da Câmara Municipal de Indaiatuba em rede social destacou que os vereadores da casa “assinaram, nos últimos anos, cerca de 30 matérias solicitando melhorias” no local, sendo que o “presidente Pepo fez a Indicação 1.848 de 2020, que solicita a iluminação da estrada”, repetida pela “vereadora Silene Carvalini que fez a Indicação 451 em 2021”.



A origem da Rota

Muitos conhecem a "Rota dos Cavaleiros e Ciclistas Cidão Gaspar", principalmente aventureiros de Indaiatuba, que ali passeiam à pé, de bicicleta, cavalo ou motocicletas, mas poucos conhecem a história dela. Ela foi, originalmente, um leito ferroviário que ligava a estação ferroviária da antiga linha da FEPASA, entre a Parada da Fazenda Bela Vista e a Estação de Cardeal tendo ainda, no caminho, a Parada da Fazenda Espírito Santo.

Quem retirou a antiga rota da obscuridade foi o então vereador Dr. Helton Ribeiro, que apresentou a Indicação da viabilidade do raid Câmara Municipal, os vereadores aprovaram a indicação dele e os funcionários da Prefeitura Municipal fizeram a limpeza, o desmatamento e outras ações para viabilizar a obra, que, segundo Dr. Helton, contou com o "empenho do prefeito Reinaldo Nogueira, do Secretário Municipal de Obras e Vias Públicas, José Carlos Selone e Secretário Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Nilson Alcides Gaspar". A inauguração aconteceu no dia cinco de julho de 2009 e você pode ler e ver imagens sobre essa história aqui.

O patrono Cidão Gaspar

A homenagem para Alcides Gaspar - conhecido como Cidão Gaspar - foi de do vereador Jorge Luis Lepinsk - Pepo, que elaborou o projeto que deu origem a Lei Municipal 7630 de 12 de agosto de 2021.

Alcides Gaspar nasceu em Indaiatuba no dia 11/02/1937 e aqui faleceu com 83 anos em 23 de dezembro de 2020, no Hospital Augusto de Oliveira vitimado pelo Covid-19.

Foi casado com a professora Maria Aparecida Perucci Gaspar, com quem teve os filhos  Nicea, Nilze e Nilson Alcides Gaspar, atual prefeito de Indaiatuba.

Com o primário incompleto, o pecuarista foi vereador suplente na gestão do Prefeito Romeu Zerbini e recebeu várias homenagens dos romeiros e a honraria "Medalha João Tibiriçá Piratininga" comenda que homenageia cidadãos indaiatubanos por serviços prestados para nossa cidade.

Alcides Gaspar


Em seu projeto de lei, o vereador, que também é Presidente da Câmara Justificou que

Alcides Gaspar, mais conhecido por Cidão Gaspar, nasceu no Município de Indaiatuba - SP., em data de 11 de fevereiro de 1937. Cidão Gaspar teve sua vida ligada a família, trabalhou na Singer do Brasil, como açougueiro e também teve sua atividade na agricultura, se destacando como tropeiro. Ocupou o cargo de presidente da Romaria de Indaiatuba a Pirapora, a qual participou da organização por mais de 40 anos, além de realizar o trajeto da fé anualmente. Foi uma pessoa de percepção extraordinária para as decisões em sua vida. Viveu os anos de sua infância, ocupando-se do cultivo da terra e da pecuária, foi também tropeiro levando produtos de regiões produtoras ate os centros e vilarejos consumidores, transportava mantimentos e produtos que saíam de mais variadas regiões do município, por conseguinte, abastecia a população da região. Também, ocupou o cargo de presidente da Romaria de Indaiatuba à Pirapora por 30 anos, participando como organizador responsável pela arrecadação de prendas e leiloeiro da festa da padroeira Nossa Senhora da Candelária. Foi um dos tropeiros mais antigos de Indaiatuba e teve grande representatividade no segmento rural, colaborador da romaria de pedestres da sexta-feira santa na igreja São Benedito. Idealizador e organizador do primeiro passeio a cavalo pela Rota dos Cavaleiros como evento da romaria de Indaiatuba à Cardeal após a inauguração da mesma. Alcides Gaspar, conhecido com Cidão Gaspar, veio a falecer no dia 23 de dezembro de 2020, deixando um verdadeiro exemplo de honradez.

 

Cidão Gaspar e Tonhão Lopez Cruz
Romaria de Indaiatuba - sem data


Cidão Gaspar (à esquerda)
Romaria de Indaiatuba - sem data

Cidão Gaspar (à esquerda) -  imagem impressa em 1976
Rua dos Indaiás em frente ao Armazém dos Indaiás





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana