sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Luiz Carlos Sannazzaro - Farmacêutico e Poeta

O Indaiatubano Luiz Carlos Sannazzaro era marido da professora Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro, autora do livro "O Tempo e a Gente", que contém belíssimas crônicas de Indaiatuba antiga.
.
Foi farmacêutico e segundo texto da obra citada, por ouvir muitas reclamações em sua farmácia da população, resolveu organizar uma campanha para construir uma maternidade.
.
Minha mãe (Glória D. Quinteiro Belo) conta que o principal motivo foi que as irmãs religiosas que trabalhavam no Hospital Augusto de Oliveira Camargo não aceitavam, o dificultavam, ou não faziam, parto cesárea.
.
O prefeito Lita - Luiz Teixeira de Camargo doou o terreno. Juntos, o então cidadão sr. Guerino Lui, D. Sylvia e Luiz Carlos promoveram festivais denominados "Noites de Gala". Aos poucos foram conseguiram dinheiro para o alicerce, para as paredes, portas e janelas. Tudo por etapas. Depois conseguiram para o telhado, piso, móveis e utensílios, além de equipamentos hospitalares.
.
Com esse esforço, foi conseguida a maternidade, que recebeu o nome de "Materninade Albertina Sampaio de Paula Leite" nome da mãe do deputado (na época) Antônio de Paula Leite Neto, o Nico.
.
A maternidade ficava onde hoje é o FORUM e antes de ser destruída, funcionou um tempo como escola, onde eu (Eliana) - na década de 1970 - fazia catecismo e adorava brincar no parque infantil do seu arborizado jardim, que dava de frente para o antigo IAMI (hoje Irmã Dulce) na Rua Adhemar de Barros (que na época se chamava Rio Branco).



.
POETA
.
Muitos não sabem, mas o farmacêutico Luiz Carlos Sannazzaro também foi poeta.
Abaixo, dois poemas dele: o primeiro fala sobre a fundação (atualmente considerada lendária por falta de referências documentadas) de Indaiatuba por José da Costa.
O segundo, um poema para D. Sylvia.
.

INDAIATUBA 
Luis Carlos Sannazzaro 
.
Indaiá, terra abençoada, nasceste de fábula encantada, da crença, no Riacho Votura numa afortunada ventura.
. José da Costa, encantado, para abrigar se rico achado, ergueu no planalto uma capela, humilde, graciosa e singela.
. Ao seu redor fundou um povoado; em verdade, era um aglomerado; de gente corajosa, resolutas, que num grande afã e árduas lutas,
.
sobre o trabalho arcadas e de mãos calejadas nos legaram esta cidade, sem ostentação ou vaidade. .
No decorrer dos anos, esta herança, que é símbolo da própria pujança, caminhou com fé e certeza, adentrando na imponderável grandeza. .
Nestas passadas bandeirantes, os indaiatubanos, pleiade de gigantes e a terra bem amada, a sonhadora, juntos, dão graças à santa protetora.
..
.
.DEPOIS
Luis Carlos Sannazaro
.
Querida.
assim é a vida:
quando você for velhinha
e sentir saudades minhas,
por favor, não chore não,
mas eleve a Deus uma oração.
Que seja singela, de amor
e tão pura como uma flor
a fim de salvar a minh´alma, meu bem,
pois ela é sua também.
Cá, tão distante, nesta altura,
suplicarei ao senhor, com brandura,
para dar-lhe a terrena felicidade
até nosso reencontro na eternidade.
Depois
nós dois,
neste mundo de sonhos encantados,
viveremos de amores, felizes e
abraçados.
.
..

.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana