sexta-feira, 15 de março de 2024

A Laurinha que comoveu cada um de nós, para sempre em nossas memórias

Texto de Hugo Antoneli

Nascida em Indaiatuba, no dia 27 de setembro de 2018, no Hospital Santa Ignês, a pequena Laura de Melo Silva é considerada um exemplo de luta e superação. Diagnostica com leucemia mieloide M5, em maio de 2019, iniciou sua luta contra o câncer no Hospital Boldrini, em Campinas. Após primeiro ciclo de tratamento, em novembro do mesmo ano, a criança foi considera curada.




Entretanto, em maio de 2020, a doença teve a primeira recidiva. Laurinha iniciou então seu segundo tratamento, mas, com mais três novas recidivas, houve a necessidade de realizar um transplante de medula óssea.



Em dezembro de 2020, após algumas tentativas frustradas de transplante em SP, devido a falta de leito hospitalar no Graac e por não ter o procedimento em hospitais da RMC, a Justiça concedeu a paciente o direito de realizar todo o pré e pós-transplante no Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista. No dia 15 do mesmo mês, a pequena enfim recebeu sua nova medula, doada por seu pai Jean Martins.

O transplante foi um sucesso e a pega da medula ocorreu no dia 28 do mesmo mês. Devido ao risco de intercorrências, a família precisou se mudar para São Paulo, onde permaneceu por três meses.  



No mesmo dia em que recebeu alta para retornar à Indaiatuba com família (em março), e, apesar da nova medula estar em pleno funcionamento e sem doença, a leucemia acabou retornando, mas dessa vez afetando o sistema nervoso central.

Na mesma semana a pequena foi novamente internada na BP em São Paulo, onde iniciou-se então um novo tratamento, com aplicações de quimioterapia no liquor, além de medicamentos específicos. A doença até foi controlada, mas, em outubro de 2021, acabou retornando ao sistema nervoso central e também na medula óssea, além de infiltrações em regiões nobres do corpo.  




O estado de saúde de Laurinha foi se agravando e, mesmo assim, ela conseguiu passar o Natal e a Virada do Ano junto à família em Indaiatuba. Durante o tratamento, a pequena e seus pais mantinham residência em Indaiatuba, mas passavam longos períodos de internação em Campinas e no último ano, em São Paulo.

Apesar dos desafios, Laurinha sempre encarou a doença com alegria e esperança pela cura definitiva, com determinação ainda para ajudar o próximo. A luta da pequena contra a doença incentivou diversas pessoas em Indaiatuba a doarem sangue e se cadastrarem como doadoras de medula óssea.

E a ajuda ao próximo não parou por aí. 



Por dois anos (2000 e 2021), em seu aniversário, Laurinha e a família realizaram em Indaiatuba o evento “Aniversário Solidário da Laurinha”, sempre no estádio do XV de Novembro, arrecadando fraldas descartáveis para serem doadas às crianças carentes que também lutavam contra o Câncer.

No primeiro ano de evento foram 8.105 mil fraldas e R$ 1,6 mil, que foram destinados ao Hospital Boldrini. No segundo ano, a campanha arrecadou 3,6 mil fraldas e mais R$ 2 mil que foram doados ao IAPC (Instituto de Assistência e Prevenção ao Câncer de Indaiatuba e Região) e à Volacc (Voluntários de Apoio ao Combate ao Câncer).

Após 3 anos e quatro meses de muita luta, dedicação e perseverança, a pequena guerreira descansou no 29 de janeiro de 2022, às 14h55, no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Ela se foi, a profunda tristeza se transforma, aos poucos, em uma saudade que nunca se dissipará. E no meio dessa dor, ficou o exemplo de solidariedade de quem, mesmo lutando pela vida, também ajudou ao próximo.

Obrigada, Laurinha. R.I.P.


Em 13 de maio de 2022, por iniciativa do então vereador Ricardo França, foi sancionada a lei que fez homenagem póstuma à Laurinha, denominando "Rua Laura de Melo Silva" o logradouro do Parque Reserva Santa Maria




Confira os links abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana