Reunião pedida por ambientalistas está marcada para o dia 27 em Indaiatuba.
O Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) da ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos será submetido a mais uma audiência pública, desta vez em Indaiatuba.
O Conselho Estadual de Meio de Ambiente (Consema) acatou pedido de ambientalistas feito na primeira audiência, em Campinas, e marcou para o próximo dia 27 uma discussão, de forma que Indaiatuba possa também opinar sobre o estudo, uma vez que a cidade será afetada pela ampliação do aeroporto.
Ainda não há prazo para que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente avalie o EIA-Rima para que as obras possam ser iniciadas.
A audiência ocorrerá às 17h, no Centro Integrado de Apoio à Educação. A Infraero planeja iniciar as obras de construção da segunda pista em setembro, mas esse calendário poderá ser prejudicado por causa do tempo necessário à aprovação do EIA-Rima.
Os Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) já receberam o estudo, mas ainda não foi marcada a data da reunião que irá deliberar sobre o conteúdo do documento.
Segundo o EIA-Rima que será discutido na audiência publica, a ampliação do aeroporto vai provocar 37 impactos ambientais, sendo 30 deles negativos, na área da Bacia do Rio Capivari.
Para a Infraero, a maioria dos impactos ambientais poderá ser plenamente mitigada, compensados ou potencializados através das medidas de controle ou programas ambientais propostos no próprio EIA-Rima. (MTC/AAN).
Nenhum comentário:
Postar um comentário