BEM-VINDO AO BLOG DE ELIANA BELO
Arquivo virtual de História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba (SP) e região.*

Este blog só é viável com o auxílio de vários colaboradores; seja um também, divulgando seu (s) texto (s) ou imagem (ns).

CITE A FONTE ao fazer uso de textos ou imagens publicados neste blog; grande parte do material foi cedido generosamente por colaboradores.

terça-feira, 9 de junho de 2009

A número 1 - a locomotiva do museu da estação

A locomotiva que está exposta no Museu Ferroviário de Indaiatuba, localizado na antiga estação ferroviária da Estrada de Ferro Sorocabana, no centro da cidade, foi a primeira (!) - a número 1 - da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro.

A locomotiva de tração à vapor, que está atualmente estática - mas pode ainda funcionar como há mais de um século - foi fabricada pela The Baldwin Locomotive Works, nos Estados Unidos, em 1874. Ela estava exposta na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, em um dos eventos de comemoração do centenário da independência daquele país, identificada com o nome de "América".

O imperador D. Pedro II, presente na exposição, comprou a máquina e deu de presente para a Ytuana, que imediatamente mudou o nome dela para "D. Pedro II".

Em 1892 ocorreu a fusão entre a Ytuana e a Sorocabana e a locomotiva foi renomeada como a número 10 da Sorocabana. Funcionou em operações de transporte de passageiros até 1967, quando foi desativada, ficando no pátio da antiga estrada de Ferro Sorocabana até 2002, quando veio para Indaiatuba.

Conservada, imponente e importante (ela é uma das mais antigas locomotivas a vapor americanas que operaram em ferrovias brasileiras), fica exposta graciosamente em nosso município, sendo um patrimônio que devemos não só continuar preservando, mas usando como objeto de estudo e referência à memória ferroviária.

Outros dados:
  • Comprimento: 12,50m
  • Peso: 50.000 quilos
  • Bitola: 1,00m
  • Configuração das rodas: 4-4-0
  • Diâmetro dos cilindros: 45cm
  • Curso dos pistões: 40cm
  • No. de série: 3627



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS - Última semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

.

VISITANTES NO ÚLTIMO ANO

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação
Ave silvestre foi domesticada e atualmente voa livremente pela cidade, pousando em logradouros públicos, tornando-se conhecida e querida pelos indaiatubanos. Ajude a preservar!

SEGUIDORES