BEM-VINDO AO BLOG DE ELIANA BELO
Arquivo virtual de História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba (SP) e região.*

Este blog só é viável com o auxílio de vários colaboradores; seja um também, divulgando seu (s) texto (s) ou imagem (ns).

CITE A FONTE ao fazer uso de textos ou imagens publicados neste blog; grande parte do material foi cedido generosamente por colaboradores.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Áurea Moreira da Costa

.
Vida e obra da professora Áurea Moreira da Costa, patrona do 2o. Grupo Escolar de nossa cidade
.

.
texto transcrito do originalmente publicado na capa da do jornal Tribuna de Indaiá de 12 /11/1961*
assina o texto: Archimedes Lammoglia, Deputado.
.
. Áurea Moreira da Costa nasceu em Indaiatuba aos 11 de dezembro de 1912.
.
Iniciou o curso primário na sua cidade natal, depois foi para leme, terminando-o em Salto.
.
Matriculou-se na Escola Normal do tradicional Colégio Nossa Senhora do Patrocínio de Itu, diplomando-se com a primeira turma de normalistas de 1930.
.
Ingressou no magistério primário no ano de 1931, sendo os dados referentes a sua vida escolar o que se seguem:
.
13/03/31 - Por ato desta data foi nomeada para o cargo de substituta efetiva do Grupo Escolar de Salto.
.
11/09/41 - Por ato desta data foi exonerada do cargo acima.
.
11/09/31 - Por decreto desta data foi nomeada para reger, interinamente, a escola mista rural do bairro do Buru de Baixo, em Salto.
.
31/12/31 - Por decreto desta data foi nomeada para reger a escola mista rural do bairro Buru de Baixo, em Salto, que já regia interinamente.
.
4/12/1934 - Por decreto desta data foi removida para o cargo de adjunta do Grupo Escolar Tancredo do Amaral em Salto.
.
15/06/1935 - Por ato desta data foi nomeada para substituir, em comissão, a professora D. Benedita Resende, do Curso Popular Noturno, que funcionava no Grupo Escolar Tancredo do Amaral, em Salto.
.
2/10/1935 -Por ato desta data foi designada para reger em comissão, uma classe o Curso Popular Noturno do Grupo Escolar Tancredo do Amaral, em Salto.
.
10/01/1938 - Por decreto desta data foi removida, por concurso, para o Grupo Escolar Randolfo Moreira Fernandes, em Indaiatuba.
.
20/07/1939 - Por apostila desta data, feita no título de 18/01/1938, foi declarado que sua portadora fica autorizada, de ora em diante, de Áurea Lyra Moreira a assinar-se Áurea Moreira da Costa.
.
Em 20/09/1958 - Por decreto, foi aposentada.
.
Especializou-se em classe do primeiro grau, chegando a criar um processo metódico de alfabetização que, pela modéstia que sempre a caracterizou, deixou de publicá-lo.
.
Prestou auxílio e colaborou com eficiência na Revolução Constitucionalista de 1932. Na última Guerra fez o "Curso Intensivo de Primeiros Socorros" promovido pela Cruz Vermelha Brasileira em Indaiatuba, no ano de 1942.
.
Lecionou a professora Áurea Moreira da Costa no Grupo Escolar Randolfo Moreira Fernandes em sua cidade natal durante 20 anos com impecável dedicação e zelo. Aposentou-se premiada pela moléstia que a vitimou em 12 de agosto de 1960.
.
A vida de Áurea Moreira da Costa é aquilo que podemos chamar de símbolo e exemplo de professor primário.
.
O povo de Indaiatuba, numa expressão de reconhecimento e gratidão a sua emérita conterrânea, através da Câmara Municipal aprovou por unanimidade dos seus vereadores a indicação do nome da professora Áurea Moreira da Costa como patrona do Grupo Escolar do Bairro de Santo Antonio, naquela cidade (...).
.
.
* Jornal cedido por Oscar França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS - Última semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

.

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação
Ave silvestre foi domesticada e atualmente voa livremente pela cidade, pousando em logradouros públicos, tornando-se conhecida e querida pelos indaiatubanos. Ajude a preservar!

SEGUIDORES