quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Dom José - 1976

.
Imagem da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros,
mais precisamente no ano de 1976
.
Acervo do
Centro de Memória Prof. João Baptista de Macedo


O Jornal Tribuna de Indaiá anunciava em 06  fev. 1972 a seguinte manchete:

Laudo em Indaiatuba dia 26 para inaugurar prédio do ColégioCâmara vai entregar título de cidadania ao governador.

O próximo dia 26 de fevereiro marcará um acontecimento  um acontecimento histórico e de grande repercussão local: a visita do governador a Indaiatuba e a sua participação em dois importantes atos públicos.

Às 8:30 horas, S. Excia. vai receber, em sessão solene da Câmara Municipal o título de “Cidadão Indaiatubano”, honraria que a edilidade lhe outorgou ao votar, por unanimidade, proposição nesse sentido apresentada pelo Presidente Dr. Caio da Costa Sampaio;  às 10 :00 horas o governador Laudo Natel vai presidir às solenidades de inauguração do prédio do Colégio Estadual “Dom José de Camargo Barros”, com a presença de autoridades da Secretaria da Educação, do Fundo de Construções Escolares, das Divisões e Delegacias de Ensino, prefeitos, vereadores locais e de cidades vizinhas.

Histórico

O Colégio Estadual foi inaugurado a 8 de junho de 1950, funcionando até 1956 no GESC “Randolfo Moreira Fernandes” , quando no ano seguinte transferiu-se para o prédio adaptado onde ainda funciona.

Decorrido mais de 21 anos de atividade, somente agora se instalará em prédio próprio.

O novo prédio possui uma área construída de 4.496.68 m2, com 20 salas de aula, além de dependências para a Administração, Biblioteca, aulas práticas, amplos galpões, instalações para o grêmio, cozinha, cantina e casa do zelador.

O prédio comporta 2400 alunos distribuídos em três períodos e está apto a atender a demanda nos próximos anos, sem que para isso seja necessário exames de seleção.

Em 1971 o “Dom José” teve 1723 alunos matriculados formando um total de 44 classes em quatro períodos. Para a 1ª série ginasial de 1972 que agora tem o nome de 5ª série inscreveram-se 729 candidatos.

O prédio a ser inaugurado comportaria todos esses candidatos e o Colégio funcionaria em três períodos com cerca de 2400 alunos.

Entretanto, a aplicação da lei 5692/71, concedeu aos grupos escolares de Indaiatuba o direito de instalar 5ªs séries (1ª série ginasial), num total de 14 classes, assim distribuídas: GESC ” Helena de Campos Camargo”, 4; GESC “Randolpho Moreira Fernandes”, 3; GESC “Aúrea Moreira da Costa”, 3; GESC de Itaici, 2; GESCs do Santa Cruz e Pau Preto, com 1 cada.

Assim, ao Colégio “Dom José” foram destinadas 8 novas classes e ao Colégio Prof. Hélio com 4. Portanto, teremos em Indaiatuba 26 novas classes de 5ª série (1º ginasial), alem das formadas por repetentes nos dois ginásios

.
Veja mais em:
Colaboraram:
Pedro Luiz Corrér e
Gentil Gonçales Filho
.
..
.
.

3 comentários:

  1. Oi Eliana, tudo bem?

    A Audiência Pública que estamos realizando não tem a participação do CONSEMA e não integra o trâmite oficial de análise do EIA RIMA. Isso porque o prazo para audiências públicas neste processo foi super pequeno, fazendo com que tivesse audiência apenas em Indaiatuba e em Campinas.

    A ideia dessas audiências informais é levar informações para os moradores de outras cidades em relação aos impactos da ampliação

    Quanto ao Dom José, estudei lá. Muito bacana esta foto!

    Um abraço,

    Ganem

    ResponderExcluir
  2. Um espetáculo de blog!!!!
    Fácil de medir o sucesso pelo número de acessos.
    Parabéns, Eliana.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Eliana.

    Sou professora de Educação Física na EMEB Prof. João Baptista de Macedo e, gostaria de saber um pouco mais sobre o nosso ilustre patrono.
    Agradeço desde já pela informação.
    Um abraço,
    Valdiléia Viana

    P.S. Não sou nascida em Indaiatuba mas, blogs como o seu, me dão grande orgulho de viver aqui. Parabéns

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas na última semana