quarta-feira, 25 de março de 2015

As Mulheres Pioneiras do Jardim Morada do Sol

Eliana Belo Silva

Coluna Semanal "Identidade Indaiatubana"

Jornal Exemplo de  25/03/2015


           PRIMÓRIDOS

No dia 19 de março o Jardim Morada do Sol completou 35 anos. A fundação é considerada quando, em 19 de março de 1980, o então prefeito Clain Ferrari legalizava a sua criação, através do lançamento do bairro, advindo de uma fazenda das mais antigas de Indaiatuba, a Fazenda Engenho D´Água.


PIONEIRAS

Em alusão à data, moradoras de nossa cidade foram homenageadas na última sexta-feira, na Câmara Municipal, por terem sido, de várias maneiras, não só as primeiras moradoras de um bairro que foi habitado rapidamente sem nenhuma infraestrutura, mas também por terem auxiliado na construção dele de várias formas, principalmente como empreendedoras, que fizeram da própria dificuldade pessoal, estratégias para gerar emprego e renda.


MARIZA

Uma das homenageadas foi a educadora Mariza Baroni Bernardinetti, responsável pela implementação da primeira escola estadual no bairro, justamente na antiga sede da citada Fazenda Engenho D´ Água, que atualmente é um patrimônio tombado pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. Esse patrimônio edificado, provalvemnte construído em 1807, testemunhou o período em que a fazenda foi uma grande produtora de cana de açucar (até onde sabemos, do final do período colonial e durante o Império brasileiro). É uma patrimônio edificado da nossa história que ainda precisa ser alvo de mais estudo, principalmente de suas técnicas de construção; por isso é necessária a colaboração de toda a comunidade, para que ela seja preservada, não seja reformada dem modificada sem a autorização do Conselho de Preservação da Fundação Pró-Memória.

Pois foi nesse local que a professora e diretora Mariza iniciou muitos adultos - que hoje habitam o bairro - nas primeiras letras. Mariza Baroni Bernardinetti é ituana, nascida em 1944. Educadora, desde criança já gostava de brincar de escolinha. Organizou essa primeira escola estadual do Jardim Morada do Sol quanto trabalhava na 3a. Delegacia de Ensino de Campinas, em 1982. Eram, na época, 120 famílias que moravam no local. Em seguida, com o aumento da demanda, foi montada a E.E.P.G. Antônio de Pádua Prado. Atualmente é diretora do departamento de alimentação escolar da prefeitura de Indaiatuba.


AURORA

Aurora Severina da Conceição (Dona Nosa), de 87 anos, pernambucana que teve como maior motivação a saída da roça por causa de agrotóxicos que manuseavam na cidade de Moreira Sales, no Paraná, foi oura homenageada. Primeiro morou no Jardim Califórnia e em 1981 mudou-se para a 4a. casa construída na Morada do Sol, antiga Rua 7. Ajudava na limpeza da Igreja Santo Antônio. Lembra-se que onde está a igreja hoje, "tinha uma cocheira" onde eram rezadas as primeiras missas campais. Ganhava uns trocados organizando excursões para a Aparecida do Norte. Também trabalhava em fazendas de Indaiatuba nas colheitas de pimentão, batata e café entre 1981 e 1990. O marido cortava lenhas onde hoje é o Shanadú, para servir de combustão em uma época que não tinha energia elétrica nem água encanada. 


ANA MARIA

            Ana Maria Postigo Volpiano, natural de Ourinhos/SP é fundadora da Associação 12 de Junho. Veio de São Bernardo (SP) em 1981  para morar no Jardim Morada do Sol, onde comprou um terreno na Rua 5. Junto com o marido, construiu o Bar do Vanderlei, onde trabalhou por 32 anos. Através da Associação, lutou para trazer para o bairro asfalto, energia elétrica e posto de saúde. Mas a conquista que ela aponta com mais relevante foi quando a Associação viabilizou um curso profissionalizante para as mulheres do bairro, que foram trabalhar nas fábricas de jeans da cidade. Como um dos poucos moradores do bairro a adquirir um carro, ele foi logo apelidado de "ambulância" pois eram muitos os vizinhos que vinham pedir carona para levar pessoas para o HAOC. Na frente de sua casa foi instalado o primeiro orelhão do bairro, tornando-se referência. Quando chegou a iluminação teve uma grande festa com a dupla Liu e Leu, conta Dona Ana Maria, que também foi, por 2 anos, representante do bairro no Conselho de Saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana