BEM-VINDO AO BLOG DE ELIANA BELO
Arquivo virtual de História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba (SP) e região.*

Este blog só é viável com o auxílio de vários colaboradores; seja um também, divulgando seu (s) texto (s) ou imagem (ns).

CITE A FONTE ao fazer uso de textos ou imagens publicados neste blog; grande parte do material foi cedido generosamente por colaboradores.

quarta-feira, 25 de março de 2009

27 de março - Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo


O mapa cuja cópia (modificada) é apresentada neste post é uma imagem originalmente contida no livro de Scyllas e Caio Sampaio (1), "Indaiatuba, sua história".

Segundo os autores, o perímetro urbano de nossa cidade em 1861 era o que está contido dentro da demarcação verde (ruas São José, Candelária, da Quitanda e das Flores), sendo que as outras quadras representam a totalização do perímetro urbano em 1880.

Dos logradouros identificados pelos autores, apenas a Igreja Matriz - e seu respectivo largo- ainda estão no mesmo lugar. Com base nessa referência, temos a grata surpresa de verificar que onde hoje há pontos comerciais na Rua XV de novembro era um TEATRO MUNICIPAL!

Nos idos de 1870 até as vésperas da proclamação da República, os então aqui residentes, dispunham para as reuniões sociais desse pequeno teatro construído de madeira, onde eram realizados os saraus dançantes, as tertúlias, e outras reuniões, inclusive algumas em que se declamavam poesias. Foi nesse teatro que se realizou também um baile comemorativo do término da Guerra do Paraguai.

O "Circo de Cavalinhos" também já era citado pelos autores como uma forma de lazer muito apreciada, inclusive por membros das "melhores famílias" que se acotovelavam nas arquibancadas, numa época em que não havia o luxo das cadeiras individuais.

.....oooooOooooo....

(1) SAMPAIO, Scyllas Leite e Caio da Costa Sampaio, Indaiatuba, sua história, 1998, Rumograf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS - Última semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

.

VISITANTES NO ÚLTIMO ANO

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação
Ave silvestre foi domesticada e atualmente voa livremente pela cidade, pousando em logradouros públicos, tornando-se conhecida e querida pelos indaiatubanos. Ajude a preservar!

SEGUIDORES