-
A água é um recurso renovável ou não-renovável? Se renovável, por que tanto alarde? Se não-renovável, significa que, se é a mesma a quantidade de água desde que o mundo é mundo, pode ser – portanto - que uma gota do xixi do faraó Menés (quase 3000 a.C) pode estar contida no copo de água que eu bebi em jejum hoje de manhã para emagrecer (ô ilusão!)?
-
A água é inorodora, incolor e insípida! Isso é verdade ou lenda urbana? Afinal, alguém já bebeu uma água sem gosto e sem cheiro?
-
Porque é que eu, pagadora assídua e pontual dos meus impostos, tenho que deixar de lavar minha calçada com a mangueira servindo de “vassoura hidráulica” se é do poder público a responsabilidade pela captação e tratamento da água?
-
Chegará o dia em que a humanidade achará um ponto de equilíbrio entre a necessidade de crescimento econômico e a contraditória necessidade de contenção do uso dos recursos hídricos?
Utilizo inicialmente essas perguntas esquisitas que até parecem caricaturas desenhadas com letras, para louvar o SAAE de Indaiatuba por mais uma ação de educação ambiental, e porque não dizer histórica (ôba!), publicando o folheto com informações sobre o Córrego do Barnabé.
O folheto faz parte do conjunto de ações do SAAE em alusão ao Dia Mundial da Água, 23 de março. Educar e conscientizar sobre o que é a água e seu uso correto neste início do século XXI é um desafio enorme e inadiável, basta ver o incômodo que as perguntas acima (ou melhor, as respostas) causam em todos nós.
E neste sentido o SAAE já havia lançado outros encartes, entre eles um livrinho muito legal, denominado “A Nascente do Córrego Municipal”, com pesquisa feita e apresentada por Adriana Carvalho Koyama (1), em texto claro, enriquecido com imagens preciosíssimas, que foram desde desenhos do pesquisador Nilson Cardoso de Carvalho até fotos históricas de torneiras públicas e mapas da primeira obra de engenharia sanitária de Indaiatuba.
Mas essa publicação sobre o Córrego do Barnabé é inovadora, pois pode trazer mais subsídios para esclarecer o real significado sobre a famosa e enigmática palavra “Votura”. Até a publicação do encarte, o Córrego do Barnabé era(?) aquele que atravessava o Parque Ecológico, aquele mesmo... que era estreitinho e ficou grandão com a urbanização do seu entorno e tinha sua nascente perto de onde é o Corpo de Bombeiros. Mas com novas pesquisas feitas pelo SAAE e considerando critérios corretos para se definir onde exatamente está a nascente do córrego que leva o nome de tradicional família indaiatubana, descobriu-se que... (tcham, tcham, tcham, tchaaaammmm) o Córrego do Barnabé não é bem aquilo que pensávamos! Ou pelo menos não nasce onde quase todo mundo achava que nascia!
Na verdade... ele é o tal "Ribeirão Votura", ou seja é o mesmo que aparece em várias referências sobre o "início" de Indaiatuba, com a nascente no Bairro do Mato Dentro.
Para saber mais... veja o encarte, que mostra claramente onde ele nasce - na Lagoa Preta no Bairro Mato Dentro - até onde deságua em sua foz no Rio Jundiaí, no Bairro do Caldeira.
-----oooooOoooo-----
Para saber mais:
(1) KOYAMA, Adriana Carvalho. A Nascente do Córrego Barnabé, publicação do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgotos e Prefeitura Municipal de Indaiatuba, sem data.
(2) http://conversadebotequimonline.blogspot.com/2009/03/o-corrrego-que-nao-era.html
(3) http://www.saae.sp.gov.br/
Nota 1:
Outra ação do SAAE foi aparesentar (ontem, entre 9:00 e 10:30) o seu Laboratório Móvel de Análises, mais uma ação digna de parabenização por parte da população. Agora está faltando mesmo é dar garantia da gestão e da qualidade dos resultados do seu laboratório com a obtenção da certificação NBR ISO IEC 17025. Com certeza a população dormirá, ou melhor, beberá mais tranquila após esta acreditação do INMETRO. Pelas ações vistas até agora do Alexandre Peres e da sua equipe, creio que não vai demorar. Aguardemos.
Nota 2: (acrescentada em 22 de abril de 2009).
Abaixo, cópia da carta que eu recebi do SAAE sobre a impressão do folheto sobre o Córrego do Barnabé.
Êta menina danada vc é!
ResponderExcluirTodos os seus posts são muito interessantes!
Bjs amiga querida
Estou com muita vontade de me encontrar com vc!