quarta-feira, 25 de março de 2009

Indaiatuba na Revista Veja

Desde o início de 2009, a revista Veja, da Editora Abril, está disponibilizando todo o seu acervo na Internet. Todas as edições, desde a primeira, em 11 de setembro de 1968, poderão ser lidas e consultadas gratuitamente no site feito para abrigar o acervo digital, cujo link está abaixo:

Para maior comodidade dos leitores, o Acervo Digital segue a estrutura da própria revista, ou seja, o usuário navega na web como se estivesse folheando a publicação. O acervo apresenta as edições em ordem cronológica e conta com um avançado sistema de busca desenvolvido especialmente para Veja.

Este sistema permite cruzar informações e realizar filtros por período e editorias. Assim, basta o internauta digitar uma palavra-chave que automaticamente a ferramenta pesquisa em todos os textos da revista. É possível, ainda, navegar pelas capas, entrevistas, reportagens e anúncios publicitários, sempre visualizando a reprodução do material original.

Utilizando-se a ferramenta de busca, ao digitar INDAIATUBA, há vários retornos, como por exemplo, Diogo Mainardi (esse cara realmente existe? ou é um disfarce do saci-pererê?) tirando sarro do Mercadinho dos Sapatos, da Sorveteria San Remo e da Loja Pica Pau (atrevido!...). Aparecem cartas de vários moradores de nossa cidade, um página quase inteira sobre o tornado, comentários sobre a parte nobilíssima da zona rural (entenda-se zona de lazer) formada pelos vários haras, comentários sobre onde mora o Mansur, a CNBB de Itaici, uma casa de isopor do engenheiro José Maria Stifter, e outros...

Capa da edição número 1 da Revista VEJA

Resultado de 12 meses de intenso trabalho, o projeto foi desenvolvido por Veja em parceria com a Digital Pages, empresa responsável por estruturar a digitalização de cada uma das mais de 2 mil edições e convertê-las em revistas digitais. Dado o porte do projeto, uma equipe de 30 pessoas foi montada para cuidar desde o desgrampeamento das edições impressas até a publicação dos quase nove milhões de arquivos que compõem o acervo.

De INDAIATUBA tem muito pouco, mas a ferramenta é um excelente recurso para pesquisas, principalmente em outras épocas, quando a linha editorial da revista Veja não era praticamente a mesma coisa que a do Fantástico e realmente analisava criticamente os fatos cotidianos, fazendo um jornalismo tão sério que muita influência teve no episódio (e em outros) dos cara-pintadas que derrubou o presidente Collor (aquele mesmo, amiguinho do PC Farias e que dava nome ao nosso Parque Ecológico), após publicar entrevista com o irmão dele, Pedro Collor.
.....oooooOooooo.....
Dica de Túlio José Tomáss do Couto, por e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana