sexta-feira, 31 de julho de 2015

Indaiatuba – a terra de muitos indaiás

Texto publicado na coluna "Identidade Indaiatubana"

Jornal Exemplo de 31/07/2015


Indaiatuba – a terra de muitos indaiás

Muitos sabem que a palavra “Indaiatuba” (YINAYÁ´TYBA) é de origem tupi-guarani - . Mas nem todos conhecem mais detalhes sobre essa curiosa palmeira. Vejamos.

INDAIÁ é uma designação comum a várias palmeiras, muito elegantes, do gênero Attalea, que vivem em sociedades compactas, e cujos frutos são nozes grandes como um limão dos maiores, embora algumas se mostrem anãs. A maioria é do Brasil Central.
No caso da ‘indaiá’ que era abundante em nossa cidade, é uma palmeira de porte baixo e ciclo de crescimento lento. 

TUBA é uma palavra de origem tupi-guarani, que significa abundância de plantas, sítio ou pomar. Não podemos confundir com tuba - de trombeta - que é de origem latina. Se somarmos o substantivo masculino INDAIÁ, como prefixo gramatical, ao substantivo feminino TUBA (funcionando-como terminativo e quantitativo), teremos: INDAIATUBA, que significa, etimologicamente, sítio ou pomar de indaiás, local de indaiás.

A palmeira de indaiá não é uma planta de fácil cultivo, pelo menos é o que dizem os que já tentaram plantá-la ou transplantá-la. Antonio Reginaldo Geiss, presidente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba conta que, para plantar três mudas no Indaiatuba Clube, os responsáveis marcaram no lugar de origem onde estavam os pontos cardeais e ao plantá-las no IC, respeitaram a mesma localização original.

Uma de suas aplicações, no passado distante, era nas ocas dos índios, com função de cobertura (telhas) ou na confecção de camas com suas "palhas" (assim como outras folhas de outras palmeiras). Indaiatubanos antigos contam que eram usadas para um fim bastante semelhante, como telhado em barraquinhas de festas religiosas, inclusive as juninas. Os moradores da época em que Indaiatuba realmente era um campo com muitos indaiás contam que o coquinho (que dá em cachos bem próximos ao chão) é saboroso. Mas não foi apenas pelo sabor do coquinho que os pés de indaiás foram quase extintos: tudo da palmeira era aproveitado: seu palmito e suas folhas, que eram usadas inclusive como enfeites da estação ferroviária, na ocasião de festas com a chegada ou partida de nobres convidados. Atualmente há pessoas que estão tentando plantar a palmeira, tomara que, em breve, vejamos várias delas em nossas praças e parques!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana