sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Almeida Júnior - Cenas do Cotidiano de Indaiatuba no século XIX

                                                 IDENTIDADE INDAIATUBANA - Coluna semanal do Jornal Exemplo

Eliana Belo Silva

18.09.2015

Almeida Júnior 

Cenas do Cotidiano de Indaiatuba no século XIX

Almeida Júnior é um reconhecido artista brasileiro que nasceu em Itu em 8 de maio de 1850 e faleceu em Piracicaba no dia 13 de dezembro de 1899, em frente ao Hotel Central de Piracicaba, assassinado pelo seu primo José de Almeida, ao descobrir que estava sendo traído pela sua esposa, a belíssima indaiatubana Maria Laura do Amaral Gurgel, filha de fazendeiro cafeicultor, com quem o artista mantinha um romance.


Atualmente grande arte de suas  obras – mais de 40 - estão na Pinacoteca do Estado de São Paulo, muitas delas transferidas do Museu Republicano de Itu. Se nome completo era José de Ferraz de Almeida Júnior.


Arte inovadora


Almeida Júnior é aclamado com unanimidade por seus biógrafos oficiais por ser o primeiro artista a criar, manter e dar irreparável foco à abordagem regionalista em suas obras. Até então, nenhum artista havia levado às grandes produções artísticas, produzidas com a grandeza de seu talento a temática do mundo cotidiano, incluindo o universo do chamando homem caipira. E ele o fez com maestria e grande sensibilidade, criando uma tendência que passou a ser aclamada. 


Cenas do cotidiano de Indaiatuba


O mais impactante para a história e memória de nossa cidade é saber que foi referência para seu olhar inovador. Paisagens simples, retratos de pessoas anônimas e fidedignidade ao cotidiano do cidadão comum foram inspiradas na Indaiatuba da segunda metade do século XIX, como por exemplo a obra Amolação Interrompida onde o indaiatubano Bento Roque serviu como modelo em tela de 1894:





Fonte: Site do Acervo da Pinacoteca do Estado




Segundo Antonio Reginaldo Geiss, Almeida Júnior frequentava a casa de sua bisavó materna aqui em Indaiatuba, tendo sido, inclusive, padrinho de casamento de sua avó. Na memória oral familiar de sua família, consta que outro quadro do reconhecido artista também foi feito com indaiatubanos em seu cotidiano: trata-se da obra "O Violeiro", pintada no mesmo ano da morte do artista aos 49 anos de idade e que teve o casal Galdino Chagas e sua esposa Francisca como modelos em 1899.



Fonte: Site do Acervo da Pinacoteca do Estado



TEATRO


Hoje, sexta-feira dia 18 de setembro às 20h no Casarão Pau Preto, a Fundação Pró-Memória e Yara Produções de Itu estarão apresentando a peça “As Sete Artes por Almeida Junior”.


Entrada Franca, todos estão convidados a conhecer mais sobre esse importante artista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana