sexta-feira, 4 de setembro de 2015

SÍMBOLOS QUE ANTEVIRAM O FUTURO - Bandeira e Brasão de Indaiatuba

 IDENTIDADE INDAIATUBANA - Coluna do Jornal Exemplo

Eliana Belo Silva

04.09.2015

SÍMBOLOS QUE ANTEVIRAM O FUTURO


Bandeira Municipal de Indaiatuba

Foi em 20 de agosto de 1968, que o então prefeito Romeu Zerbini aprovou e sancionou a Lei número 1024, que instituiu a Bandeira do Município de Indaiatuba.

Consta na própria lei a caracterização da nossa bandeira: um campo de três faixas, sendo a primeira vermelha, a segunda - central branca, com o Brasão de Indaiatuba - e a terceira azul.


Brasão de Armas da cidade e município de Indaiatuba

Por iniciativa do Rotary Club, o Brasão de Armas da Cidade e Município de Indaiatuba já havia sido criado antes, em 17 de outubro de 1966, através da lei municipal 930, que assim o descreve:  formato redondo, com o primeiro campo vermelho com o pé de indaiá para lembrar o nome da cidade; segundo campo também vermelho com duas engrenagens coligadas para representar o desenvolvimento industrial e o terceiro campo com uma faixa branca ondulada que representa o Rio Jundiaí, base de sua Bacia Hidrográfica.

A coroa possui uma flor de lis prata que cobre a porta principal para referenciar a Padroeira Nossa Senhora da Candelária. A direita há folhas de cafezais representando o Ciclo do Café, que “contribuiu para o engrandecimento do Brasil” e a esquerda, um ramo de louro para “lembrar de forma perene às glórias do povo de Indaiatuba”.

A faixa possui três elementos: (1) a palavra Indaiatuba que remete ao nome do município e as duas datas que se localizam nos extremos da palavra; (2) a 1ª data é 9 de dezembro de 1830, data da elevação do povoado de Cocais a freguesia da vila de Itu (nessa oportunidade o nome do então povoado passou a ser Indaiatuba) e (3) a 2ª data é 24 de março de 1859, quando a freguesia foi elevada à categoria de vila. 

O "Brasão de Armas da Cidade e Município de Indaiatuba" foi elaborado pelo então presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística, Sr. Euzo Silveira, que realizou um antigo sonho do nosso vereador Osvaldo Stein, já falecido, que muito queria um brasão significativo para nossa Indaiatuba.

Em um brasão com destaque à elementos do Meio Ambiente, como o rio e vegetação nativa  - coexistindo com vegetação cultivada e com indústrias, podemos afirmar que já houve uma intuição relacionada ao grande desafio do milênio, não só para Indaiatuba, mas para o mundo todo:  onde está o limite entre o crescimento econômico (monoculturas latifundiárias e tecnologia industriais) e o meio natural (rios e vegetação nativa)? 

Que para resolver essa questão, preservando à biodiversidade e ao mesmo tempo gerando emprego e renda, Indaiatuba tenha ações inovadoras, dignas de serem laureadas, como sonhou Osvaldo Stein e conforme indica nosso Brasão!


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcANeYplc9hTLU2HTUKKHVK-dAAvWFr0ySUQWcWab05JpaHZpYHGedypstROSrsJkvM9YRMuEk6ZSbxRT2BxuQDiGaSo-k0j6IczSJzBimK_QdXq2ETZwB1CqPCFF43wC7BuDZb7t2zDR6/s400/BRASAO+INDAIA.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana