terça-feira, 29 de setembro de 2015

A História de Indaiatuba na sala de aula

O Passeios da Memória é um projeto estabelecido entre a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e a Secretaria Municipal de Educação desde 2011, que atende todos os alunos do 4º ano da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba.
Como o nome já diz, trata-se de  um passeio. 

Mas conceitualmente é muito mais do que isso. É um roteiro histórico cultural que começa no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachella e contempla o Hospital Augusto de Oliveira Camargo, Praça Rui Barbosa, Câmara Municipal, Parque Ecológico, Paço Municipal, Chafariz, Shopping Jaraguá (Antigo Cotonifício), Praça Dom Pedro II, Praça Prudente de Moraes, Casarão Cultural Pau Preto, Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária e Museu Ferroviário. 
Em cada local do roteiro os alunos recebem informações a respeito da História de Indaiatuba através de estudo do meio, identificando, em cada local, a busca da população em prol de melhores condições de vida (por moradia, saneamento básico, coleta de lixo, serviços de água e energia elétrica, transporte, áreas verdes, lazer, qualidade das águas dos rios e do ar).
A História de Indaiatuba faz parte do componente curricular desta série. O objetivo é que os alunos possam refletir sobre relações entre histórias vividas, histórias coletivas, história local, história do Brasil, lugares e tempo cronológico, discutindo sobre as semelhanças e diferenças entre a história local e a história do Brasil.
Durante o passeio, os monitores da Secretaria de Educação  explicam aos alunos a história de cada local visitado, comentando também sobre a história do município.


Nas imagens você vê os alunos do 4o. ano D da da EMEB João Batista de Macedo
Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba
alunos da educadora Juliana Batista de Andrade Garcia
 em 21 de setembro de 2015
conduzidos pela monitora do projeto, a educadora  Maria Angela Escodro, 
que acompanha as turmas pelos locais visitados.



 No Museu Ferroviário de Indaiatuba, os alunos fazem a visita monitorada também pelo responsável pelo museu, José Henrique Dércole, que também fala sobre a 
Locomotiva número 10 da Sorocabana (que foi a número 1 da Ytuana)



Não é só as escolas municipais que estão envolvidas em tarefas pedagógicas cujo foco é a valorização da história, memória e patrimônio de Indaiatuba. Neste sábado p.p., dia 27 de setembro, a Escola Estadual Antônio de Pádua Prado promoveu a Festa da Primavera, onde foram expostas maquetes produzidas por alunos do 7o. ano. "Pela dificuldade que tínhamos com o transporte, optamos por pesquisar pela internet. Os alunos elegeram locais relevantes, que foram estudados e depois foram representados em maquetes apresentados na festa", informou a professora Daniela Perroni Nicoletti, que trabalhou o tema junto com a professora de português da mesma série, de maneira interdisciplinar.






Museu do Casarão Pau-Preto e
Igreja Nossa Senhora da Candelária 
em maquetes executadas pelos alunos do 
7o. ano da Escola Estadual Antônio de Pádua Prado.


ESCOLA DO PATRIMONIO

Fundação Pró-Memória e a Unicamp, por meio do projeto Escola do Patrimôniocomeçou a disponibilizar desde 2014 oficinas gratuitas que tratam da questão do Patrimônio, História e Memória. 
Durante o ano de 2015, o foco tem sido atrair profissionais da área da Educação. Com isso, já foram atendidos professores da Rede Estadual com intenso apoio da Secretaria de Educação e com a Diretoria Regional de Ensino de Capivari, que convocam os professores para as oficinas. Coordenadores, professores e monitores das creches da Rede Municipal de Ensino também têm participado das oficinas, que são planejadas de modo a apresentar conteúdo teórico e prático sobre os temas abordados
A próxima oficina já está com as inscrições abertas e será sobre Atividades Educacionais no Ambiente Rural.


E você, tem projetos de seus alunos
 relacionados à História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba para divulgar?

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