BEM-VINDO AO BLOG DE ELIANA BELO
Arquivo virtual de História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba (SP) e região.*

Este blog só é viável com o auxílio de vários colaboradores; seja um também, divulgando seu (s) texto (s) ou imagem (ns).

CITE A FONTE ao fazer uso de textos ou imagens publicados neste blog; grande parte do material foi cedido generosamente por colaboradores.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Semana de Museus - Eventos no Casarão

A Semana de Museus e uma ação de promoção permanente do Ibram para congregar atividades diversas dos museus brasileiros no primeiro semestre de cada ano, marcando o Dia Internacional de Museus (18 de maio). 

Neste ano de  2015, o tema de sua 13ª edição é Museus para uma sociedade sustentável.

Aqui em Indaiatuba, no nosso Museu do Casarão, eventos estão sendo realizados em alusão à Semana de Museus.

Participe!

Programação:

21/05 – das 14h00 às 16h30 – Oficina de Produção de Teatro, com a temática da reciclagem e do lixo.

22/05 – das 09h00 às 11h30 – Oficina de Confecção de Mandalas

22/05 – das 14h00 às 16h30 – Oficina de Produção de Poesia

22/05 – das 14h00 às 16h30 – Oficina de Produção de Teatro

Em destaque,  a Fundação Pró-Memória vai oferecer à população no próximo sábado (23), das 9h às 17h, o curso Natureza e Museus: Diálogos Possíveis. A atividade, que ocorrerá no Museu Municipal Casarão Pau Preto, versará sobre o debate atual a respeito do patrimônio ambiental e o papel do Museu como depositário de tais bens, bem como trabalhar com a conscientização e a importância da educação patrimonial e a da preservação do patrimônio ambiental.
O palestrante será o professor Dr. Eduardo Giavara, docente da Universidade Federal de Uberlândia, Doutor em História Social e especialista em História e Patrimônio Ambiental.
Ementa: A natureza na História do Brasil sempre ocupou posição de destaque nas várias formas de representação e apropriação. Desde os viajantes no século XVI até a contemporaneidade a natureza tem sido objeto de admiração e de estudo por viajantes e cientistas que percorreram o território brasileiro. Muitas dessas viagens tinham por objetivo catalogar, classificar e colher espécies animais, de plantas e minerais para compor acervos de museus no Brasil e exterior, conferindo ao país uma posição no complexo mundo das descobertas científicas. Nesse contexto a oficina ministrada pretende trazer ao público uma introdução sobre as viagens científicas e a atuação do ofício cientista nesse processo de catalogação, entender que como os museus se tornaram depositários desse patrimônio, e, por fim, avançar em torno do debate atual acerca do patrimônio natural.


As inscrições podem ser feitas por telefone, presencial ou apenas nos encaminhando a ficha que está no site da Fundação Pró-memória por e-mail.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS - Última semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

.

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação
Ave silvestre foi domesticada e atualmente voa livremente pela cidade, pousando em logradouros públicos, tornando-se conhecida e querida pelos indaiatubanos. Ajude a preservar!

SEGUIDORES