quarta-feira, 8 de abril de 2009

Memória Fotográfica da Assembléia de Deus de Indaiatuba

Quem frequenta a Assembléia de Deus na rua Tuiuti, ou simplesmente passa por ali, mais precisamente do lado da escola Helena de Campos Camargo, vê um majestoso prédio onde os fiéis dessa igreja pentecostal realizam seus cultos. Mas poucos conhecem sua origem simples, que teve início com o pastorado de Ermírio José do Santos, que a liderou no período de 1969 até 1978.
(1) Imagem do pastor Ermírio e de sua esposa, Irmã Maria

Antes da construção feita do antigo templo da rua Tuiuti, pastorearam em Indaiatuba na Assembléia de Deus, os seguintes pastores: Francisco Camargo da Silva (fundador - in memoriam), Luiz Almeida Nascimento (in memorian)e Odilon Hissa Karan (in memorian). Até então (1969) a igreja se reunia na Rua 13 de maio. Já a primeira pedra fundamental do primeiro templo da rua Tuiuti, (que não existe mais, a nova construção foi eregida após sua demolição) foi lançada em 1970, quando o bairro Cidade Nova era muito diferente do que é atualmente. Não havia nenhum prédio vertical e na altura de onde hoje é a avenida Presidente Kennedy já ficava ermo, conforme imagens abaixo:

Imagens do lançamento da pedra fundamental do templo da Tuiuti em 1970

O interior do templo também era simples, mas adequadamente acolhedor para os eventos religiosos sempre caracterizados por músicas de louvor. Ainda no início da década de 1970 os fiéis logo formaram uma banda e um coral regido pela Irmã Ruth Büll também fazia parte frequente dos cultos.
Imagem do Coral regido pela Irmã Ruth Büll
Banda da Assembléia de Deus - Início da década de 1970

As ações de evangelização de jovens e crianças sempre foi uma preocupação do pastor Ermírio José dos Santos e de sua equipe, formada pelos presbíteros João Coelho de Oliveira e José Inácio da Silva e pelos diáconos Izupério J. Pereira e Alziro A. da Silva.

Crianças em culto no início da década de 1970
Cada igreja da Assembléia de Deus constitui um Ministério, conjunto formado pela sede e suas respectivas afiliadas, congregações e pontos de pregação. No caso de Indaiatuba, o ministério era formado pela nascente igreja (central) da Tuiuti e pelo também jovenzinho templo que nascia no Jardim Califórnia, também no período de pastorado do pastor Ermírio.
Imagem do lançamento da pedra fundamental da Assembléia de Deus no Jardim Califórnia

Atualmente Pastor Ermírio tem 83 anos, e mora em Araraquara.

Espero que este post, que fiz com muito respeito ao seu pastorado, signifique uma singela mas sincera homenagem a quem tanto fez pela comunidade evangélica da Assembléia de Deus em nossa cidade!

Há um só Deus e Pai.

(Ef 4, 4´6).

-----oooooOooooo-----

Após 1978, o pastor Raimundo Soares de Lima assumiu o pastorado da igreja, dando início a um processo de expansão onde, entre outras ações, construiu a nova sede.

Leia mais em:http://www.assembleiadedeusindaiatuba.com.br/

-----oooooOooooo-----

As imagens que compõem este post (e outras adicionais) foram gentilmente cedidas por Jaidson de Oliveira e Natanael Santos.

Atualmente Natanael mora nos E.U.A e através de um e-mail de um sobrinho, visitou esse blog para ver o post sobre igrejas antigas de Indaiatuba. Eis seu depoimento:

A razão da minha emoção é porque a foto do templo da Assembléia de Deus me trouxeram muitas recordações do tempo que ai vivi. Praticamente vivi minha adolescência e juventude nessa encantadora cidade. Ajudei muito na construção desse templo. Foram muitas horas de muito esforço e muito suor. Minha emoção foi ainda maior ao ler o nome do meu velho e querido pai ai inserido: Pastor Ermírio José dos Santos (graças a Deus ainda vivo com 83 anos de idade e residindo na cidade de Araraquara), que esteve como Pastor-Presidente desta igreja e do campo com suas congregações adjacentes desde de agosto do ano de 1969 até o mês de novembro de 1978. Tenho vários irmãos que ainda residem ai.
Parabéns pela iniciativa e por honrar aqueles que ajudaram de alguma forma a escrever a história desta bela cidade.
Hoje estou residindo nos Estados Unidos, daí você pode mensurar o tamanho da minha emoção.
Fica com Deus.
Abraços.
Obrigada Jaidson e Natanael.

8 comentários:

  1. É de uma satisfação imensa saber que o nome de meu avô sendo honrado por meio deste blog. Quero agradecer a todos que coloboraram com essa iniciativa e principalmente agradecer a Deus pela vida do meu avô, eu o considero um grande homem, um homem de Deus, que deu grandes ensinamentos não só a sua familia mais também a varias pessoas durante sua vida ministerial .A Bíblia diz: "Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho. Salmos 37:24"
    Deus vos abençoe

    ResponderExcluir
  2. O que dizer de uma pessoa maravilhosa que aprendi a amar e respeitar como ser humano incrível.
    Homem de Deus....
    Pastor Ermirío José dos Santos,meu querido sogro..te amamos.
    Parabéns por fazer parte dessa linda Hístoria.
    Obrigada querida amiga Eliana Bello por essa iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Olá Eliane...Parabéns pelo seu Blog

    ResponderExcluir
  4. Querida Eliane, venho parabeniza-la pela iniciativa de homenagear personalidades que muito contribuíram para o bem comum da querida cidade de Indaiatuba.
    Pessoas que deram de si o melhor que lhes era possivel apesar das limitações. Dentre ilustres personalidades estão meus velhos e queridos pais, Pr. Emirio e irmã Maria que ao tomarem conhecimento desse seu feito, choraram. Diga-se: choro de alegria por ter vindo de Indaiatuba e de alguém que eles já não se recordam mais. E entao, com mãos trêmulas e erguidas suplicaram ao bondoso Deus, bênçãos sobre sua vida.
    Sua atitude trouxe a eles um pouco de alento e a nós filhos e netos eterna gratidão.
    Escreveu Gioia Jr.:
    "Fica Senhor comigo.
    A solidão do velho é triste e sem alento.
    É cheia de infórtunios e maus pressentimentos..."

    "...Porque tudo que o homem semear, isso também ceifará."Gl6.7

    Respeitosamente
    Raquel Santos Pedrosa
    Sua admiradora.

    ResponderExcluir
  5. Venho de São Paulo e congrego no templo central, na rua Tuiuti; saber mais acerca da história da Assembleia de Deus em Indaiatuba é deveras edificante, além de prazeroso. Minhas congratulações pela sua iniciativa e que Deus a abençoe.
    "Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará." Sl 1:3

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu Blog, resgatar nossas origens sempre é muito bom,salutar e tiramos algumas dúvidas que temos do passado e do presente ( traje).
    muitos vivem de um saudosismo como se a igreja de hoje esteja vivendo um mundanismo total. Mais olhando as fotos antigas vejo que o povo cristão se vestia com decência e pudor e hoje não é diferente, aliás lá as saias das irmãzinhas eram mais curtinha(????)
    Hoje eu vejo que a igreja AD pouco mudou, embora muitos falem ao contrário... a Assembléia de Deus vai bem obrigado...

    O Senhor te abençoe irmã.

    Jorge Luiz
    Joinville/SC
    jorgefield@ig.com.br

    obs. favor me mandar um email se não gostou do comentário.

    ResponderExcluir
  7. Do dicionário a palavra memória significa: Faculdade de reter as idéias, impressões e conhecimentos, lembrança, reminiscência. Com o passar dos anos esse legado chamado história (memória) pode até ser manipulado, descaracterizado, usurpado, porém quem ainda mantém as faculdades sadias há de se lembrar que foram as reminiscências que projetaram ao estado atual. Contudo, se falharem as memórias terrenais e mortais, a Bíblia nos dá o alento necessário da seguinte forma: "Então, aqueles que temem ao Senhor falam cada um com o seu companheiro; e o Senhor atenta e ouve; e HÁ UM MEMORIAL ESCRITO diante dele, para os que temem ao Senhor e para os que lembram do seu nome." Parabéns pela iniciativa desse blog

    ResponderExcluir
  8. Adorei me ver numa das fotos. Sou uma daquelas meninas do grupo de crianças...

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas na última semana