Demais!
Este é um post que eu publico com especial satisfação, uma vez que são poucas as notícias de ações educativas relacionadas à historia, memória e patrimônio de nossa cidade, principalmente feitas entre tantos parceitos comprometidos.
As professoras e alunos das 3as séries da rede de ensino municipal da Prefeitura Municipal de Indaiatuba estão de parabéns!
Foram publicados neste mês o resultado do trabalho que desenvolveram durante este ano letivo com o patrocínio da Toyota, através da Lei de Incentivos Fiscais do Munistério da Cultura do governo Lula.
Durante o ano foram realizados encontros mensais com as professoras de 22 escolas e uma técnica da Secretaria de Educação de nossa Indaiatuba, onde desenvolveram com os formadores do Museu da Pessoa e do Instituto Avisa lá atividades de memória oral. A cada etapa do projeto, os professores planejaram situações didáticas para os alunos de leitura, escrita, desenho e pesquisa a partir das histórias de vida dos moradores de Indaiatuba.
As crianças entrevistaram pessoas da comunidade e registraram as suas narrativas de vida como fontes de conhecimentos que revelam a memória coletiva do lugar.
Uma iniciativa que merece destaque e congratulações para todos os envolvidos! Valorizar a história de cada um e contribuir com a riqueza da memória da cidade possibilita aos alunos e às educadoras socializar com o outro as transformações do mundo a que pertencem.
As histórias estão reunidas em uma galeria do site do Museu da Pessoa, que você pode acessar através dos biografados abaixo.
Também foi biografada Maria Izabel Seabra Pigatto, mas o link referente à este trabalho não está disponível no site do Museu da Pessoa.
Além dos depoentes, dos alunos e das educadoras - professoras das 3as. séries, participaram:
Rita de Cássia Transferetti - Secretária da Educação de Indaiatuba
Silvia Carvalho, Diretora do Instituto Avisa Lá
Sonia Helena Dória London, Coordenadora do Museu da Pessoa
Simone Alcântara, Formadora do Museu da Pessoa
Elaine Cristina Marucci, representando a Toyota.
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