O curta-metragem Preservação Ferroviária no Brasil é um ensaio para um projeto de maior envergadura, ligado a ferrovias, idealizado pelos produtores da VIA WEB TV, Edson Piron, Andrei Schoba e Elton Frias Zanoni.
As imagens do curta foram captadas no antigo sistema VHS, entre 1989 e 1990, com o intuito, à época, de se criar um registro histórico para a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Isso não foi levado em frente e, a partir dessas cenas com mais de 20 anos – jamais utilizadas – e de um roteiro escrito há uma década, recuperou-se parte da memória dos trabalhos pioneiros de preservação ferroviária no Brasil.
A intenção, agora, é multiplicar em muitas vezes essa produção inicial. A VIA WEB TV já tem o projeto de um vídeo-documentário que abordará a história de implantação da ferrovia no Brasil, com destaque para o Estado de São Paulo, a situação atual no que se refere aos trabalhos de preservação, bem como os planos futuros de diversas cidades paulistas na área.
O vídeo, que foi disponiblizado em setembro p.p. e que contém - entre outras - cenas do trem turístico de Paranapiacaba em pleno funcionamento e a restauração in loco da Estação de Anhumas, em Campinas, está disponibilizado aqui.
.....oooooOooooo.....
Colaborou Elton Frias Zanoni, do Museu de Salto.
Eliana, obrigado pelo apoio de sempre! Um grande abraço! Elton (contato@eltonzanoni.com)
ResponderExcluirGostei dessa! Uau!
ResponderExcluirExcelente vídeo Eliana!
ResponderExcluirObrigado!
Bruno Sanches
Eliana
ResponderExcluirParabéns, o video é sensacional
Obrigado por compartilhar.
Guido
(via EFB)
Eliana,
ResponderExcluirEu vi o video juntamente com o Edson Piron. Tem mais cenas, mas este é um compacto que ele fez para entregar a ABPF, mas autorizei a ele a divulgação pela VIA WEB TV.
Isso veio a calhar e mostra a todos o que é a ABPF e o que ela fez para chegar onde chegou, pois hoje é facil atirar pedras como alguns tem feito.
É so comparar o inicio e o fim da filmagem.
Eu estou no filme, Edson Laurindo, Zago e muitos outros. Infelizmente quatro que aparecem ai já se foram, mas de onde eles estão ainda nos ajudam.
Quem não arrepiou ouvindo os apitos, vendo o locobreque que era operado pela ABPF e foi parado por terem condenado o viaduto da grota funda, não é ferroviário e muito menos "railfan".
Com desengate ou sem desengate, com malhação ou sem, com denuncias infundadas ou não, a ABPF sobrevive e faz acontecer!
Obrigado
Hélio Gazetta da ABPF
Eliana
ResponderExcluirGostei do filme. Boa indicação.
Atte.
Carlos R. Almeida Carapicuíba/SP
Parabéns, o video é Incrível
ResponderExcluirObrigado por ter divulgado.