Imagem 1 - Locomotiva 411 da Sorocabana, estacionada em Itaici, em data não-definida.
Características:
Fabricante: Baldwin Locomotives Works
Procedência: Estados Unidos
Ano de fabricação: 1913
Número de série: 30605
Bitola: 1 metro
Configuração das rodas: ten-wheel 4-6-0
Diâmetro dos cilindros: 406 mm
Curso dos pistões: 508 mm
Comprimento: 16596 mm
Na década de 1950 ela estava em operação, prova disso é o desenho abaixo, feito em 1950, como parte de um Inventário das Locomotivas da Estrada de Ferro Sorocabana que estavam em operação.
Consta que em 30/06/1954 ela foi vendida para a E.F. Resende-Souzas.
A locomotiva não existe mais, infelizmente foi sucateada.
Características:
Fabricante: Baldwin Locomotives Works
Procedência: Estados Unidos
Ano de fabricação: 1913
Número de série: 30605
Bitola: 1 metro
Configuração das rodas: ten-wheel 4-6-0
Diâmetro dos cilindros: 406 mm
Curso dos pistões: 508 mm
Comprimento: 16596 mm
Na década de 1950 ela estava em operação, prova disso é o desenho abaixo, feito em 1950, como parte de um Inventário das Locomotivas da Estrada de Ferro Sorocabana que estavam em operação.
Consta que em 30/06/1954 ela foi vendida para a E.F. Resende-Souzas.
A locomotiva não existe mais, infelizmente foi sucateada.
Imagem 2 - Planta da Locomotiva 411 da Sorocabana com dados técnicos completos
(clique para ampliar)
Imagem 3 - Capa do relatório final do inventário das locomotivas em operação da
Estrada de Ferro Sorocabana no ano de 1950.
Imagem 4: A locomotiva #411, estacionada em Piracicaba (SP), sem data
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Colaboraram para este post:
Alex Leão
Denis W. Esteves
Eduardo Bento
Ernesto Almeida Paparelli
H. Wolff
Hélio Gazetta Filho da ABPF
Jorge Hereth
Tiago Garcia Amato
Wanderley Duck
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Pós-escrito
Esclarecimento sobre este post, feita pelo leitor Chico França Camargo Filho:
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Pós-escrito
Esclarecimento sobre este post, feita pelo leitor Chico França Camargo Filho:
Boa tarde, Eliana.
Procurando alguma coisa sobre a Sorocabana na web, cheguei
no seu blog, onde vi uma foto da máquina 411 e o seu maquinista.
Permito-me observar que a 411 está estacionada no pátio de
manobras da estação da Sorocabana em Piracicaba (SP), anos 1930 e não como
consta na legenda.
O maquinista é o Sr. Suzano Marques de Oliveira, meu
padrinho de batismo. A foto foi tirada com o propósito de que uma cópia fosse
levada para a igreja do Bom Jesus de Pirapora (São Paulo), como agradecimento
pelo meu padrinho ter sobrevivido e se recuperado de ferimentos causados por um
desastre ferroviário. Tenho a foto original em meus arquivos.
Uma outra foto mostrando ferroviários ao lado de uma
composição também foi tirada em Piracicaba (SP), nos anos 1950. O funcionário
em pé e de guarda-pó é meu padrasto Antonio Teixeira Poças, foto registrada um
pouco antes de sua aposentadoria como mestre-de-maquinista. O ferroviário
sentado na direita da foto, é o Sr. Orlando Pistolini, que trabalhava no
depósito (oficina) da estação como mecânico. Os demais não consigo identificar.
A via da foto que me pertencia foi entregue ao neto de meu padrasto.
Mando-lhe uma foto tirada por volta de 1875, na antiga
estação da EFS em Piracicaba, mostrando um grupo de ferroviários. Sentado, na
primeira fila, á direita, de chapéu, está Luiz de França Camargo, meu avó
paterno.
A 411 está estacionada no pátio de manobras em Piracicaba (SP) e o maquinista Ee Suzano Marques de Oliveira, foi tirada nos anos 1930.
ResponderExcluirA 411 está estacionada no pátio da estação de Piracicaba (SP); o maquinista é Suzano Marques de Oliveira; foi tirada nos anos 1930. Tenho a original.
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