quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Curta Metragem sobre Preservação Ferroviária - Imagens de 1989/1990



O curta-metragem Preservação Ferroviária no Brasil é um ensaio para um projeto de maior envergadura, ligado a ferrovias, idealizado pelos produtores da VIA WEB TV, Edson Piron, Andrei Schoba e Elton Frias Zanoni.

As imagens do curta foram captadas no antigo sistema VHS, entre 1989 e 1990, com o intuito, à época, de se criar um registro histórico para a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Isso não foi levado em frente e, a partir dessas cenas com mais de 20 anos – jamais utilizadas – e de um roteiro escrito há uma década, recuperou-se parte da memória dos trabalhos pioneiros de preservação ferroviária no Brasil.

A intenção, agora, é multiplicar em muitas vezes essa produção inicial. A VIA WEB TV já tem o projeto de um vídeo-documentário que abordará a história de implantação da ferrovia no Brasil, com destaque para o Estado de São Paulo, a situação atual no que se refere aos trabalhos de preservação, bem como os planos futuros de diversas cidades paulistas na área.

O vídeo, que foi disponiblizado em setembro p.p. e que  contém - entre outras - cenas do trem turístico de Paranapiacaba em pleno funcionamento e a restauração  in loco da Estação de Anhumas, em Campinas, está disponibilizado aqui.

.....oooooOooooo.....

7 comentários:

  1. Eliana, obrigado pelo apoio de sempre! Um grande abraço! Elton (contato@eltonzanoni.com)

    ResponderExcluir
  2. Excelente vídeo Eliana!

    Obrigado!

    Bruno Sanches

    ResponderExcluir
  3. Eliana

    Parabéns, o video é sensacional

    Obrigado por compartilhar.

    Guido
    (via EFB)

    ResponderExcluir
  4. Hélio Gazetta - ABPF7 de outubro de 2010 às 13:44

    Eliana,

    Eu vi o video juntamente com o Edson Piron. Tem mais cenas, mas este é um compacto que ele fez para entregar a ABPF, mas autorizei a ele a divulgação pela VIA WEB TV.
    Isso veio a calhar e mostra a todos o que é a ABPF e o que ela fez para chegar onde chegou, pois hoje é facil atirar pedras como alguns tem feito.
    É so comparar o inicio e o fim da filmagem.
    Eu estou no filme, Edson Laurindo, Zago e muitos outros. Infelizmente quatro que aparecem ai já se foram, mas de onde eles estão ainda nos ajudam.
    Quem não arrepiou ouvindo os apitos, vendo o locobreque que era operado pela ABPF e foi parado por terem condenado o viaduto da grota funda, não é ferroviário e muito menos "railfan".
    Com desengate ou sem desengate, com malhação ou sem, com denuncias infundadas ou não, a ABPF sobrevive e faz acontecer!
    Obrigado

    Hélio Gazetta da ABPF

    ResponderExcluir
  5. Eliana
    Gostei do filme. Boa indicação.
    Atte.
    Carlos R. Almeida Carapicuíba/SP

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, o video é Incrível

    Obrigado por ter divulgado.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas na última semana