quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Museu Ferroviário de Indaiatuba apresenta o balanço de 2015

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), incentiva a cultura oferecendo a visitação gratuita ao Museu Ferroviário, considerado um dos mais importantes pontos históricos de Indaiatuba. Administrado pela FIEC, o Museu recebeu em 2015, aproximadamente 5.000 visitantes, sendo 699 visitantes de Indaiatuba, 566 visitantes de outras cidades do Estado de São Paulo e 110 visitantes de 18 Estados do Brasil. 
O Museu também entrou no circuito turístico de 23 pessoas, vindos da Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Holanda, Iraque, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Peru e Portugal. 
Porém, o maior número de visitas, refere-se às escolas do município e da região, que somados aos professores, inspetores e diretores resultaram no expressivo número de 2.668. Com os registros de faculdades, entidades, associações, entre outros, o Museu Ferroviário de Indaiatuba recebeu 4.935 visitas.
Além de abrigar em perfeitas condições de funcionamento a locomotiva a vapor, fabricada em 1874, que pertenceu ao Imperador D. Pedro II, a FIEC conseguiu adquirir mais 21 peças neste último ano para o seu acervo, todas devidamente registradas e catalogadas. São 472 objetos referentes a história da ferrovia.
No cotidiano da cidade, o espaço é usufruído pela população durante todo o ano, com aulas gratuitas de pintura em tela, tecido e artesanato, que fazem parte do programa FIEC e a Comunidade. 
Anualmente é realizado a tradicional festa de São João na Estação com o intuito de resgatar tradições fazendo parte do calendário cultural da cidade.
Visitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Sábado e domingo das 9h às 13h. Entrada gratuita.
As Visitas em grupos devem ser agendadas com antecedência.
Fone: (19) 3816.4917

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana