BEM-VINDO AO BLOG DE ELIANA BELO
Arquivo virtual de História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba (SP) e região.*

Este blog só é viável com o auxílio de vários colaboradores; seja um também, divulgando seu (s) texto (s) ou imagem (ns).

CITE A FONTE ao fazer uso de textos ou imagens publicados neste blog; grande parte do material foi cedido generosamente por colaboradores.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Jardim Morada do Sol comemora 36 anos com Exposição de sua História no Casarão

O vereador Hélio Ribeiro acompanhado pela diretora do Museu Municipal de Indaiatuba – órgão ligado à Fundação Pró-Memória -- Denise Yonamine divulgou na tarde de hoje (24/02/2016) as atividades comemorativas aos 36 anos do Jardim Morada do Sol.

A data do aniversário do bairro é comemorada com base na Lei nº 5.644/2009,  de sua autoria e nesta ano o aniversário será marcado por diversas atividades culturais e esportivas.




ANIVERSÁRIO

O Jardim Morada do Sol completa no próximo dia 19, 36 anos de existência.

O bairro nasceu em 19 de março de 1980 e concentra atualmente 40% da população de Indaiatuba.

O aniversário será marcado por uma série de atividades, comandadas pelo vereador Hélio Alves Ribeiro, morador do bairro há mais de 30 anos.

“Acompanhando o crescimento do bairro percebi que havia a necessidade de marcarmos a data por atividades esportivas, informativas e que reunissem a população em torno desse bairro, mola propulsora do nosso Município”, afirma Hélio Ribeiro.


CRESCIMENTO

 O Jardim Morada do Sol tem hoje, aproximadamente, 70 mil moradores.

São cerca de 20 mil residências, extensa área comercial, instituições bancárias, escolas, Unidades de Saúde, creches, agências lotéricas; entre outros segmentos. O bairro também é referência em atendimento à saúde, com a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), além das Unidade Básicas de Saúde, postos do Programa de Saúde da Família (PSF), Departamento de Reabilitação Física e Mental (Derefim), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Central de Ambulância e Farmácia Popular, essas duas últimas, recém-inauguradas pelo prefeito Reinaldo Nogueira.

MEMÓRIA

Além de comandar as atividades que comemoram o aniversário do bairro, o vereador Hélio Ribeiro iniciou nos últimos anos um trabalho de resgate da memória do Jardim Morada do Sol.

Hélio criou uma página na rede social Facebook, em que qualquer pessoa pode enviar fotos e histórias sobre o bairro.

“O objetivo é fazer com que todos contribuam, principalmente aqueles que moram e ajudaram no crescimento do bairro. Podem ser fotos, relatos, histórias sobre pessoas, comércios, espaços públicos, arquitetura”.

Para contribuir, basta acessar esta página.

Durante a coletiva, a diretora do Museu Municipal, solicitou a participação da população no resgate da memória de Indaiatuba.

“Desde dezembro do ano passado, estamos com uma campanha na Fundação Pró-Memória para que as pessoas entreguem documentos e objetos que nos ajudem a resgatar a História de Indaiatuba; a população pode nos ajudar a manter essa história viva”, comentou Denise durante a coletiva à imprensa.

O exemplo do material arrecadado por Hélio Ribeiro, dos primeiros moradores do Jardim Morada do Sol, através da página do Facebook ou através de sua assessoria, na pessoa de Victor Hugo, vêm de encontro ao que a Diretora do Museu Municipal de Indaiatuba do Casarão Pau Preto  comentou. Trata-se de um esforço de garimpar a história de pessoas que fizeram a história do bairro, garimpar fotos, depoimentos, relatos de vida, acontecimentos do cotidiano que, juntos, compõe a formação não só do bairro, mas da História de Indaiatuba.

O material doado pelos colaboradores residentes no Jardim Morada do Sol já estão no Arquivo Público da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, e lá ficarão por, 30, 50, 100 anos, para sempre... contando como a antiga Fazenda Engenho d´Água, uma vez loteada, transformou-se no maior bairro de Indaiatuba.

Parte do material doado foi organizado pela equipe do Museu Municipal, sob a direção de Denise Yanomine e estará em uma Exposição fotográfica itinerante denominada “História do Jardim Morada do Sol” cuja abertura será no  dia 17/03 e início a partir do dia 18/03.


DEMAIS EVENTOS

Dia 6 de março – (Domingo)
8h às 18h – Início do Torneio de Futebol de Areia
Local: Parque Corolla
Dia 13 de março (Domingo)
9h às 18h - Torneio de Futebol de Areia
Local: Praça da Rua 29
Dia 18 de março (Sexta-feira)
19h30 – Homenagem aos antigos moradores do Jardim Morada do Sol
Local: Câmara Municipal
Dia 19 de março
A partir das 16h – Evento Gospel
Local: Floresta Parque (área de lazer entre o Jd. Morado do Sol e Jd Paulista)
Cantores: Banda Coral e Luz, Banda Hebron, cantora Nicole, Banda Catedral, cantora Lucivânia, cantora Ester Reis, cantora Camila, André Vieira e Banda, cantora Luzia, cantor Claudemir e pregador/cantor Valter.
Dia 20 de março (Domingo)
13h às 18h – Festa para as crianças – Final do torneio de futebol de Areia
Local: Floresta Parque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS - Última semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

.

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação
Ave silvestre foi domesticada e atualmente voa livremente pela cidade, pousando em logradouros públicos, tornando-se conhecida e querida pelos indaiatubanos. Ajude a preservar!

SEGUIDORES

Quantas pessoas precisam receber um órgão doado?

VISITANTES NO ÚLTIMO ANO