BEM-VINDO AO BLOG DE ELIANA BELO
Arquivo virtual de História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba (SP) e região.*

Este blog só é viável com o auxílio de vários colaboradores; seja um também, divulgando seu (s) texto (s) ou imagem (ns).

CITE A FONTE ao fazer uso de textos ou imagens publicados neste blog; grande parte do material foi cedido generosamente por colaboradores.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Fragmento sobre a Colonia Suiça Helvetia (2)

texto de Julio Amstalden

Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, todas as colônias de imigrantes germânicos em solo brasileiro foram perseguidas e atentamente vigiadas.
Isso era parte das relações dúbias de Getúlio Vargas com a Alemanha nazista e com os países aliados.
Corre até hoje em Helvetia a narrativa de um fato verídico ocorrido nesse período, típico de um anedotário e que descreve bem o espírito daqueles tempos. Aconteceu que dois colonos viajavam de trem de Jundiaí para Campinas.
Como sempre acontecia quando os colonos estavam entre si, conversavam em Schwitzdütch, o dialeto germânico dos cantões alemães da Suíça, naquela época mais falado em Helvetia do que o Português (aliás, foi nesse momento histórico que as repressões forçaram o abandono do dialeto, promovendo uma ruptura com a cultura de origem daqueles agricultores). O fiscal da Companhia Paulista - que estava percorrendo os carros de passageiros - ao ouvir a conversa dos dois colonos parou ao lado deles e ordenou com autoritarismo:
- É proibido falar alemão no trem!
Os colonos então perguntaram:
- E inglês, pode?
-Ah, inglês pode, sim. Não tem problema.
Os dois colonos continuaram então a conversa em seu dialeto e o fiscal ficou feliz da vida, satisfeito com sua autoridade “obedecida”.
-----oooooOooooo-----
(*) Julio Amstalden é educador, bisneto de Francisco Amstalden e neto de Emílio Wolf Amstalden. Ttrabalha como professor universitário na UNIMEP, leciona no CEMULC -Curso de Extensão em Música e Liturgia da Arquidiocese de Campinas e atualmente reside em Piracicaba. Gentilmente colaborou com o blog, autorizando esta publicação.
Leia mais sobre a Colonia Helvetia em: http://www.helvetia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS - Última semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

.

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação
Ave silvestre foi domesticada e atualmente voa livremente pela cidade, pousando em logradouros públicos, tornando-se conhecida e querida pelos indaiatubanos. Ajude a preservar!

SEGUIDORES