BEM-VINDO AO BLOG DE ELIANA BELO
Arquivo virtual de História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba (SP) e região.*

Este blog só é viável com o auxílio de vários colaboradores; seja um também, divulgando seu (s) texto (s) ou imagem (ns).

CITE A FONTE ao fazer uso de textos ou imagens publicados neste blog; grande parte do material foi cedido generosamente por colaboradores.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Guia de Fontes para História da Educação

Eliana Belo Silva






O Guia de Fontes para a História da Educação de Indaiatuba* que foi publicado em 2004 (com distribuição gratuita) é um instrumento de pesquisa que identifica e localiza as fontes disponíveis sobre o tema no Arquivo Público Municipal, visando disponibilizá-las para grupos de pesquisa e pesquisadores.

O guia, da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, foi elaborado por Denise Aparecida Soares de Oliveira, Silvane Rodrigues Leite Alves e Sônia Maria Fonseca.

As fontes listas no guia estão dividias em três categorias:
(a) fontes textuais (primárias e secundárias),
(b) fontes iconográficas e
 (c) fontes orais.

Entre as fontes textuais manuscritas, estão citadas cartas, circulares, coleções de leis, livros de atas e de matriculas e outros.

Entre as impressas estão projetos, relatórios, portarias, regimentos,etc, e também um elenco advindo dos seguinte periódicos: Cidade Indaiá, Cidade Notícias, Correio Popular, Jornal Cidade, Imprensa Oficial, O Indaiatubano, Tribuna de Indaiá e Votura).

Há também citações de livros, principalmente os de cronistas locais publicados pela Fundação.

As fontes iconográficas são compostas por um total de 132 fotografias da (a) Coleção Antonio da Cunha Penna, (b) Coleção DJOSE, (c) Coleção HIN e (d) Coleção PMI.

Por último, o guia é cita as fontes orais, gravações feitas com:

  • Deize Clotildes Barnabé de Morais
  • Geraldo Jolly
  • Glória Ferrarezi Martins
  • Jane Shirley Escodro Ferrett
  • Joanna Victoria Ferreira Joly
  • Lúcia Steffen
  • Maria Brizola
  • Maria Nazareth Pimentel
  • Neusa Aparecida Menin
  • Romeu Zerbini
  • Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro
  • Yolanda Steffen


Este trabalho, feito de forma criteriosa e caprichosa pelas autoras, não é apenas uma lista de fontes.

É uma apresentação do trabalho que a Fundação Pró-Memória pode fazer, um verdadeiro cartão de visitas, ou mais do que isso, uma apresentação institucional e até de marketing do Arquivo Público.

Ao olhar o guia, temos a concreta dimensão da importância de sistematizar os documentos de nossa cidade, democratizar a consulta para (re)fazermos e (re)escrevermos nossa História.


"As coisas estão no mundo, só que eu preciso aprender."
(Paulinho da Vila, Coisas do mundo, minha nega)


-----oooooOooooo-----
* OLIVEIRA, Denise Aparecida Soares de, et alii. Guia de Fontes para a História de Indaiatuba. Indaitauba-SP: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba/Arquivo Público Municipal de Indaiatuba. 2004.

Nota: Silvane Rodrigues Leite Alves, uma das autoras do guia, elaborou também a dissertação "A Instrução Pública em Indaiatuba - 1854-1930" para obtenção de título de Mestre em Educação pela UNICAMP. A dissertação aguarda patrocínio para publicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS - Última semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

.

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação
Ave silvestre foi domesticada e atualmente voa livremente pela cidade, pousando em logradouros públicos, tornando-se conhecida e querida pelos indaiatubanos. Ajude a preservar!

SEGUIDORES